Leitura Orante da Palavra de Deus abre a Semana de Comunicação

Para celebrar o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, a primeira atividade da Semana da Comunicação será a Leitura Orante da Palavra de Deus, nesta segunda-feira, 23, a partir de 19h30. O roteiro foi preparado pelo Cristonautas Brasil e contará com a meditação da Palavra da religiosa paulina e ex-assessora da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da CNBB, irmã Elide Fogolari, e pelo secretário do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Márcio Oliveira. O texto bíblico que conduzirá a reflexão será Marcos 12,28-34.

Vatican News

O que é leitura orante?

A leitura orante da Palavra de Deus é um dos métodos mais eficazes de se ter contato com a Palavra de Deus. Não se trata de fazer uma leitura corrida das páginas sagradas, mas uma leitura rezada. A Lectio Divina tem uma história de pelo menos 2.500 anos. No Antigo Testamento o povo de Israel rezava a Palavra e usava a Palavra para rezar. No livro de Neemias 8, 2-10 encontramos que o povo se reuniu para ouvir Neemias e ler o livro desde a manhã até ao meio dia.

Semana da Comunicação

A Semana da Comunicação 2022 é uma atividade conjunta da Pascom Brasil, Assessoria de Comunicação e Comissão de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Signis Brasil, Jovens Conectados, Ministério de Comunicação Social da Renovação Carismática Católica (RCC), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).

Aprofundamento da mensagem do Papa Francisco

A segunda atividade da Semana da Comunicação acontece no dia 26 de maio (quinta-feira), com início às 19h30. O aprofundamento da mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais será conduzido pelo Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB. Colaboram na reflexão os professores e pesquisadores Andréia Gripp, Aline Amaro, Irmã Joana Puntel, Moisés Sbardelotto e Ricardo Alvarenga. A mediação será feita coordenador-geral da Pascom e membro do grupo, Marcus Tullius.

Celebrações na intenção dos comunicadores

No domingo da Ascensão do Senhor, comunicadores de todo o Brasil poderão celebrar o Dia Mundial das Comunicações por meio da transmissão de duas celebrações eucarísticas, em sua intenção, direto do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG).

A primeira celebração, às 8h, será presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, com transmissão pelas emissoras de inspiração católica TV Horizonte, TV Rede Século 21, TV Rede Vida e TV Canção Nova .

Às 15h, a segunda celebração será presidida pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Mol, com transmissão pela TV Horizonte, TV Imaculada, TV Aparecida, TV Pai Eterno, TV Nazaré, TV Evangelizar e Web TV Bom Jesus.

Ao final da celebração, será divulgada uma carta dos setores comunicativos que organizam a Semana da Comunicação.

Como se preparar?

A Pascom Brasil disponibilizou o subsídio “Escutar com o ouvido do Coração” em preparação para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O conteúdo foi produzido pelo GT Formação da Pascom Brasil e tem o objetivo de auxiliar os agentes da Pascom no aprofundamento das reflexões propostas pelo Papa Francisco nes sobre o tema escolhido pelo Papa Franscisco e sua reflexão na mensagem “Escutar com o ouvido do coração”.

A Pascom-Brasil orienta cada realidade pastoral (comunidade, paróquia, diocese e regional) a se servir do material da melhor forma, promovendo encontros de forma presencial ou on-line. Dentre as novidades do subsidio, estão textos de apoio sobre a temática da escuta e da sinodalidade, roteiro para rodas de conversa, além de dicas de livros e filmes sobre o assunto.

Fonte: CNBB/Pascom Brasil

Deixe um comentário