Mártir Isabel Cristina será beatificada no sábado, 10, em Minas Gerais

Está se aproximando o dia em que a Mártir Isabel Cristina será elevada às honras dos altares e será proclamada beata, a primeira da Arquidiocese de Mariana. A cerimônia será realizada neste sábado, 10 de dezembro, às 10h, no Parque de Exposições da cidade de Barbacena (MG). Para esse dia festivo, são esperadas 10 mil pessoas.

Mulher, jovem e leiga, Isabel Cristina viveu os valores cristãos e espiritualidade vicentina, que inspiraram a sua caminhada de fé e atenção aos mais pobres e necessitados. Nascida na cidade de Barbacena, em 29 de junho de 1962, ela cresceu na vivência da fé e cultivando uma relação de carinho e amor em família. 

Em 1º de setembro de 1982, aos 20 anos, ela foi brutalmente assassinada em Juiz de Fora (MG), onde estava morando para preparar-se para o vestibular de Medicina. O seu agressor tentou violentá-la sexualmente e não obtendo êxito, deferiu-lhe 15 facadas, além de golpeá-la com uma pequena cadeira, lembrança de seu aniversário de três anos. 

De acordo com o Coordenador Geral da Cerimônia de Beatificação, Monsenhor Danival Milagres Coelho, para a Arquidiocese de Mariana, bem como a Igreja no Brasil e no mundo, é uma graça ter a beatificação de uma Leiga, jovem, que soube viver a sua fé na defesa corajosa dos seus valores. Ainda, na opinião do sacerdote, a Mártir e futura Beata é uma referência para os jovens. “Isabel Cristina afirmou: ‘é preciso resistir ao mal, custe o que custar’. E custou a vida dela. Por isso, nós agradecemos a Deus o testemunho de fé desta jovem”, enfatiza. 

Assim como Santa Maria Goretti e a Beata Benigna Cardoso da Silva, a Mártir Isabel Cristina também foi vítima de violência contra a mulher. Nesse sentido, Monsenhor Danival aponta que “na pessoa da futura Beata Isabel Cristina, nós queremos também lembrar a vida de tantas mulheres vítimas da violência, vítimas da tentativa de abuso sexual e todos esses crimes contra a mulher”.

Martírio

Mártir Isabel Cristina será beatificada no sábado, 10, em Minas Gerais, Jornal O São Paulo
Foto: Arquivo da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG)

Devido a forma como morreu, mas sobretudo como viveu, em 26 de janeiro de 2001, foi instaurado oficialmente o Tribunal para a Causa de Beatificação da jovem Isabel Cristina.  Em 1º de setembro de 2009, o processo foi encerrado em âmbito arquidiocesano, quando também aconteceu a exumação dos seus restos mortais e a trasladação dos mesmos para o Santuário Nossa Senhora da Piedade, em sua cidade natal. 

Após onze anos, em 27 de outubro de 2020, o Papa Francisco autorizou a publicação do decreto reconhecendo o martírio de Isabel Cristina, possibilitando que ela seja proclamada beata. Na opinião de Monsenhor Danival, a futura beata foi vítima não somente de um, mas de dois martírios, sendo um físico e outro moral. 

“Isabel Cristina sofreu dois martírios porque, além de ter sofrido a violência física que a levou à morte, ao longo de todo o processo criminal, foram levantadas suspeitas e assim, apresentaram acusações falsas contra a moralidade da sua vida e da sua pessoa. Ela foi vítima também de calúnia e mentiras, para tentar defender o criminoso. Mas a justiça, graças a Deus, levou muito a sério o processo, revelando e comprovando toda a verdade do fato que a levou a esta morte tão violenta”, afirma.

Os preparativos para a cerimônia

Desde o anúncio da data da beatificação, feito em junho deste ano, até o grande dia festivo, dezenas de pessoas da Arquidiocese de Mariana e, especialmente, os fiéis da cidade de Barbacena, estão empenhadas e dedicadas nos preparativos e organização da celebração. Por isso, os momentos que antecedem à cerimônia estão sendo vivenciados pelos voluntários com muita expectativa e alegria. 

Além dos preparativos da cerimônia de beatificação, ao longo do ano, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade também se dedicou em organizar e reformar a Capela dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, que receberá as relíquias da futura beata e terá um altar também dedicado a ela. Ainda, foi criado um Memorial dedicado à Mártir de Barbacena. 

Outras ações que também estão sendo planejadas são as relíquias de segundo grau, que serão distribuídas aos presentes na celebração, terços, água para ser abençoada e lembrancinhas do dia solene. “Estamos vivendo esses últimos dias com muita alegria, com muita expectativa, de que tudo há de alcançar o seu objetivo para a maior Glória de Deus e para o bem espiritual de todos os fiéis que vierem a essa beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina”, enfatiza Monsenhor Danival. 

Tríduo preparatório

Dos dias 07 a 09 de dezembro, às 19h, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, os fiéis são convidados a participar de três dias de oração e reflexão para bem viverem a Beatificação da Mártir Isabel Cristina. A celebração está sendo transmitida pela página da Arquidiocese de Mariana no Facebook.

Além disso, a Equipe Arquidiocesana de Liturgia preparou um subsídio especial para ser rezado nas paróquias e comunidades.  Faça o download desse material aqui:  Tríduo em preparação à beatificação de Isabel Cristina

Programação

Confira a programação completa desse grande dia:

10 de dezembro:

10h: Missa de beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, Bairro João Paulo, Barbacena (MG). A celebração será presidida pelo Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis;

11 de dezembro:

15h: Missa em Ação de Graças pela beatificação no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG), presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos. Após a Santa Missa, haverá a trasladação dos restos mortais da Beata Isabel Cristina para a Capela dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, com o canto do Te Deum, seguida da inauguração do Memorial da Futura Beata.

Transmissão

A cerimônia de Beatificação da Isabel Cristina será transmitida ao vivo, a partir das 10h, pela TV Rede Vida e pelos canais do YouTube da Arquidiocese de Mariana e Paróquia de Piedade. 

Fonte: Arquidiocese de Mariana – MG

Leia mais
A Igreja recorda a memória de Santa Cecília, virgem e mártir

1 comentário em “Mártir Isabel Cristina será beatificada no sábado, 10, em Minas Gerais”

  1. Quero uma intenção para que o papai do céu ajude o Brasil inteiro e todos os demais países a conseguirem investir 3 bilhões de reais para o controle da pandemia de covid 19,que infelizmente estão parados,conseguirem outros recursos que o Brasil não tem para o controle da pandemia de coronavírus e conseguirem também um bom sistema de saúde adequado.

    Responder

Deixe um comentário