Metropolia e Eparquia Católica Ucraniana fazem campanha para ajuda às vitimas da guerra

Metropolia e Eparquia Católica Ucraniana fazem campanha para ajuda às vitimas da guerra

“Pela Ucrânia, pela Vida” é o tema da campanha lançada no dia 5 para enviar ajuda humanitária ao povo ucraniano. A ação é uma iniciativa do Regional Sul 2 da CNBB, da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, da Eparquia Ucraniana Nossa Senhora Imaculada Conceição e da Cáritas Brasileira Regional Paraná.  O objetivo é levantar recursos para enviar ajuda humanitária ao povo ucraniano, vítima da guerra.

O arcebispo metropolita da Igreja Católica Ucraniana, Dom Volodemer Koubetch, convida o povo brasileiro a fazer-se solidário na ajuda humanitária às vítimas:

“Diante da situação dramática que vive a Ucrânia, com essa guerra que tem trazido dor e morte ao povo ucraniano, nós aqui no Brasil, especialmente no Paraná, estamos sensibilizados. A dor do povo ucraniano é a nossa dor. É um momento em que precisamos estender a mão, oferecendo, além das nossas preciosas orações a ajuda humanitária que necessitam: alimentação, água, remédios, roupas, materiais de higiene básica, abrigo e etc.”, convoca o arcebispo.

O secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, Padre Valdecir Badzinski, lembra: “A Igreja Católica desde a sua nomenclatura é una, é universal. Onde um dos filhos estão, estão todos o filhos, onde se cuida de um, se cuida de todos. Por isso, seja no Brasil, seja na Ucrânia, essa comunhão ultrapassa os limites geográficos. Quando percebemos que é necessário ajuda humanitária, a Igreja no mundo inteiro se une para curar, minimizar os sofrimentos e dar alívio. Então, o regional Sul 2 une-se, na sua essência do ser Igreja, com  os bispos católicos ucranianos do Brasil para um trabalho conjunto, a fim de sanar o sofrimento do povo e amparar nesse momento em que as forças da guerra assolam sobre o povo ucraniano”, ressalta.

“Nós da Cáritas Paraná, juntamente com a Rede Cáritas no mundo todo estamos atentas e solidárias com as pessoas que sofrem com esses conflitos. Por isso, é muito importante unirmos nossas forças nesse momento de dor, de sofrimento, em que as pessoas têm de deixar suas casas, deixar para traz seus sonhos, projetos de vida, para garantir a sua sobrevivência a de seus familiares”, afirma a secretária executiva da Cáritas Paraná, Marcia Ponce.  Marcia lembra que ajuda humanitária é extremamente importante nesse momento que o povo ucraniano está na linha de conflito e com a vida ameaçada. Ela também recomenda que é preciso iniciar uma mobilização para acolher os migrantes ucranianos que poderão buscar refúgio em território brasileiro.

Pela Ucrânia, pela Vida!

Para a gestão dos recursos mobilizados, haverá um Comitê Gestor, com pessoas indicadas pelas entidades envolvidas na Campanha, para a prestação de contas à sociedade. As doações em dinheiro devem ser endereçadas à seguinte conta:

Cáritas Brasileira Regional Paraná
CNPJ: 33.654.419/0014-30
Pix (Celular): 41 99643-3320

Transferência Bancária:
Banco do Brasil (001)
Agência: 0009-4
Conta: 473444-0

Deixe um comentário