Ministério da Saúde: término da emergência global não é o fim da COVID-19

Luís Oliveira/Sesai-MS

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciar na sexta-feira, 5, que a COVID-19 não é mais uma emergência de saúde pública de importância internacional, a ministra da Saúde do Brasil, Nísia Trindade, alertou que isso não significa que a pandemia terminou.

“O fim da declaração de emergência não significa o fim da circulação da COVID-19. Por isso, a vacinação continua como ação fundamental. Precisamos da mobilização de todos para ampliar a cobertura vacinal”, enfatizou a ministra, em discurso em rede nacional, na noite do domingo, 7.

A própria OMS, em seu comunicado, afirma que a doença ainda é um problema de saúde pública em escala mundial, o que a caracteriza como uma pandemia.

Nísia Trindade reforçou que a vacinação foi a responsável pela redução de mortes em todo o mundo. Em 24 de abril, o Ministério da Saúde liberou a todas as pessoas a partir dos 18 anos a vacina bivalente de reforço contra a COVID-19. Compete a cada cidade esquematizar o calendário de vacinação, conforme a disponibilidade de doses.

No Brasil, a COVID-19 ocasionou mais de 700 mil mortes e foram notificados 37,4 milhões de casos.

Fonte: Ministério da Saúde

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários