Missionários de Pemba participam de reunião no Regional Sul 1 da CNBB

Realizado de forma presencial, seguindo os protocolos de segurança sanitária, o encontro aconteceu na sede do episcopado paulista

Foto: Regional Sul 1 da CNBB

O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Secretário do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Luiz Carlos Dias, e o secretário-executivo da entidade, Padre Walter Merlugo Júnior, receberam em 26 de janeiro, na sede do Regional, na capital paulista, missionários que retornarão à Diocese de Pemba, em Moçambique, após um período de férias, além de uma das irmãs que integrará a missão mantida pelo Regional Sul 1 em terras moçambicanas. 

No encontro, que seguiu todos os protocolos sanitários requeridos para este momento de pandemia, Dom Luiz ouviu a partilha de experiências vividas na missão de cada um, e as expectativas de uma das irmãs que se juntará ao grupo em Pemba, e deu-lhes uma palavra de ânimo para a vivência desse chamado missionário Ad Gentes, em nome das Igrejas Particulares do Regional Sul 1, e os agradeceu pela disponibilidade. 

Dentre os missionários que retornam estão o Padre Adriano Ferreira Rodrigues, da Diocese de Jundiaí. Ele vive na África desde 2018, na Paróquia Cristo Rei, na cidade de Metoro pertencente à Diocese de Pemba. Também retorna a irmã Sephora do Humilde Rei Jesus, da Fraternidade das Pobres de Jesus Cristo (Fraternidade Missionária O Caminho), inserida na missão localizada na Região de Nangade, e posteriormente, devido aos ataques violentos, foi designada pelo bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, para a missão em Mecufi, distrito de Pemba, onde já está há alguns meses.

Deverá acompanhá-la a irmã Sorella do Santíssimo Sacramento, também membro da Fraternidade.  A religiosa de 33 anos é natural de Conceição do Araguaia (PA) e vem de uma experiência missionária na Guatemala.

Participou também da reunião a missionária Roberta Sousa de Torres, conhecida como Irmã Roberta da Eucaristia, da comunidade Aliança de Misericórdia, que esteve no encontro para conhecer o Projeto do Regional e no momento procura resolver a questão do visto de entrada e permanência no país africano, para assumir um projeto da comunidade Aliança de Misericórdia a qual pertence, em Maputo. 

Disponibilidade em testemunhar Jesus

“No Regional, temos procurado estreitar o contato com nossos missionários em Pemba, para acompanhá-los e cooperarmos nos desafios enfrentados por eles em terras moçambicanas. Ele têm recebido todo o respaldo da Diocese de Pemba, em grande esforço de Dom Luiz Fernando Lisboa, o que nos tranquiliza, mas também estamos na retaguarda”, declarou o Secretário do Regional Sul 1.

Dom Luiz afirmou também que neste encontro “procuramos demonstrar nossa alegria pela disponibilidade deles em testemunhar Jesus Cristo para além de nossas fronteiras e pelo bem imenso que ajudam a proporcionar àqueles irmãos e irmãs. Contam com nossas orações”.

Para o Padre Adriano Ferreira Rodrigues, 41 anos, 17 dos quais como sacerdote, e há três anos na Missão na África, o encontro foi proveitoso. “Ser acolhido pelo Regional, ainda mais com a presença de Dom Luiz, uma grata surpresa para mim! Em muitos momentos da Missão, encontramos desafios e complicações, e este encontro – presencial, nestes tempos tão difíceis – conforta bastante o coração, saber que não estamos sós, que somos uma Igreja em missão. Oportunidade para partilhar e também conhecer a nova irmã para a Missão em Pemba”, destacou.

As Irmãs Sephora e Sorella, da Fraternidade Missionária, também relataram a satisfação com a iniciativa, “foi uma grande alegria participarmos do encontro com Dom Luís e o Padre Walter, desta forma poder conhecê-los e dar-lhes a oportunidade também de conhecer o nosso trabalho na Missão de Pemba no seu todo, com suas alegrias e seus desafios. Somos muito felizes em poder colaborar com a Missão naquela região”.

Já para irmã Roberta da Eucaristia, 35 anos, da comunidade Aliança de Misericórdia, o encontro foi importante, sobretudo para conhecer o trabalho que a CNBB tem e faz em Moçambique por meio do Regional Sul 1. “A conversa foi muito proveitosa. Ouvir experiências dos irmãos que já moram em Moçambique aquece meu coração, sendo que vou morar lá. Ter a presença de Dom Luiz também foi muito significativo, o pastor junto com as ovelhas. Foi muito bom, um clima de sinodalidade na Igreja”, frisou.

Os missionários retornarão para a Missão no início deste mês. O contrato de cada um deles é pelo período de quatro anos.

A colaboração do Regional Sul 1 com a Diocese de Pemba proporciona aos missionários realizar um trabalho religioso e humanitário junto a uma população lutadora e alegre, mas com muitos desafios no seu cotidiano, sobretudo neste momento de particular preocupação, com a pandemia da COVID-19 e com os ataques terroristas na região da missão.

(Com informações da assessoria de imprensa do Regional Sul 1)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários