Missionários que atuam no Brasil e em projetos “Ad Gentes” concluem o curso de pós-graduação em Missiologia

POM

O Centro Cultural Missionário (CCM) e a Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília (FATEO) realizam a última etapa da pós-graduação lato sensu em Missiologia. O curso é formado por um grupo de 32 pessoas, reunindo missionários e missionárias que atuam no Brasil e em projetos ad gentes. A formação foi pensada em três módulos, buscando oportunizar um tempo para aprofundamento dos estudos. Já foram realizados os módulos em janeiro e julho de 2023. A última etapa acontece em Brasília (DF), na sede do CCM, de 15 a 27 de janeiro de 2024.

Segundo o assessor da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e diretor do CCM, padre Tiago Camargo, a oferta e realização do curso de pós-graduação em Missiologia é uma rica oportunidade para a Igreja no Brasil. “Nos alegra ver mais um grupo concluir essa caminhada formativa para a Missão. São fiéis leigos, seminaristas, religiosas e religiosos consagrados e ministros ordenados que, ao aprimorarem o seu conhecimento e reflexão, como missiólogos poderão cooperar ainda melhor com as suas Igrejas locais no amadurecimento da consciência missionária”, afirmou.

O diretor do CCM destacou também a importância da parceria com a Faculdade de Teologia da arquidiocese de Brasília que, em sua avaliação, reforça a compreensão de que é preciso valorizar o conhecimento da missiologia enquanto matéria teológica, oferecendo à Evangelização a qualidade que merece, o que compromete a todos ainda mais com o Evangelho.

Aprofundar a missão

Em seu processo formativo durante a pós-graduação, a missionária Comboniana, irmã Dina Ramos de Siqueira, destaca a convivência com os diversos participantes, com experiências missionárias no Brasil e no mundo. “Este curso nos ajuda a vivermos a missão de uma maneira mais próxima do Povo de Deus. Todos os conteúdos da Pós nos ajudam a viver esse processo. Estar aqui e poder aprofundar o conhecimento sobre o ecumenismo, as relações, as juventudes, são conteúdos que colaboram para vivermos melhor a nossa vida pessoal, de congregação, de paróquia, junto ao povo onde somos chamados a viver”.

Irmã Dina é natural do estado de São Paulo e viveu como missionária fora do Brasil ao longo de 23 anos. Esteve no México e na República Democrática do Congo em um trabalho de animação missionária.

No Brasil, passou por Rondônia e atualmente está no Espírito Santo. “Tenho certeza que essa formação vai me ajudar a inserir-me nesta nova missão. Minha experiência fora do Brasil fez-me uma missionária ad gentes. São sempre desafios novos na missão e este curso está nos ajudando a encarar essas novas experiências”, destacou a irmã Dina.

Membro da Sociedade dos Sacerdotes de São Tiago, o padre haitiano Patrice Onesair atua hoje na diocese de São Luiz de Cáceres, no estado do Mato Grosso. É missionário no Brasil há 8 anos. Sua congregação está presente em ações missionárias na França, Haiti, Canadá e Brasil. “Esta oportunidade tem sido maravilhosa, sobretudo eu que já havia concluído a faculdade há 4 anos e muitas coisas foram sendo redescobertas. Como nós sabemos, a missão é nossa, que com o sacramento do Batismo a Igreja convida a cada um e cada uma a levar a boa notícia a todas as criaturas”, destacou o missionário.

Com informações de CNBB e Pontifícias Obras Missionárias

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários