
Faleceu nesta quarta-feira, 11 de de fevereiro, o Núncio Apostólico Emérito em Portugal, Dom Alfio Rapisarda. Ele atuou no Brasil, como Núncio Apostólico, representação diplomática da Santa Sé, de 1992 a 2002.
O funeral será celebrado na quinta-feira, 12 de fevereiro, às 10h, na paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Monterosso Etneo, no sul da Itália, e na sexta-feira, 13 de fevereiro, às 9h30, na catedral de Catania, também na Itália. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou Nota de Pesar ao atual Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambatistta Diquattro.
Nota de pesar pelo falecimento de Dom Alfio Rapisarda
Estimado irmão, Dom Giambattista Diquattro,
Núncio Apostólico no Brasil
Recebemos, com pesar, a notícia do falecimento de Dom Aflfio Rapisarda, Núncio Apostólico Emérito em Portugal. Unimo-nos aos familiares e amigos e todos fiéis em oração pela alma deste nosso irmão e em gratidão a Deus pela vida doada em favor da evangelização com ardor missionário e amor à Igreja.
Por 10 anos, Dom Alfio serviu a Santa Sé como Núncio Apostólico no Brasil, cuidando de forma sempre atenta dos valores emanados pela diplomacia do Vaticano. Neste ano em que comemoramos o Bicentenário das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, elevamos a Deus nossos agradecimentos pela atuação de dom Alfio em solo brasileiro, na certeza de que, com a sua atuação, os laços de fraternidade foram fortalecidos.
Que Maria, neste dia em que fazemos memória de Nossa Senhora de Lourdes, interceda por sua alma e que seja acolhido por Deus na plenitude da vida eterna.
Em Cristo,
Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB
Biografia e trajetória eclesial
Dom Alfio Rapisarda foi ordenado padre no dia 14 de julho de 1957, pelo arcebispo Guido Luigi Bentivoglio e incardinado na arquidiocese de Catânia, na Itália. Licenciou-se em Direito Canônico. Tendo ingressado no serviço diplomático da Santa Sé em 1962, trabalhou posteriormente nas representações papais em Honduras, Brasil, França, Iugoslávia e Líbano.
Rapisarda foi nomeado pelo Papa João Paulo II como arcebispo titular de Canas e Núncio Apostólico na Bolívia em 22 de abril de 1979. Recebeu a ordenação episcopal no dia 22 de maio seguinte, na Basílica de São Pedro, pelo Papa João Paulo II; os principais co-consagradores foram Duraisamy Simon Lourdusamy, Arcebispo Emérito de Bangalore, e Eduardo Martínez Somalo, Arcebispo Titular de Thagora.
Em seguida, foi nomeado Pró-Núncio Apostólico no Zaire em 29 de janeiro de 1985 até ser transferido para o Brasil em 2 de junho de 1992. Por fim, em 12 de outubro de 2002, dom Alfio foi nomeado núncio no Portugal. Durante seu serviço, em 2004, Portugal e a Santa Sé assinaram uma nova concordata, substituindo uma desatualizada de 1940. O Papa Bento XVI aceitou a sua renúncia em 8 de novembro de 2008.
Fonte: CNBB





