Morre o Padre Edênio Valle, aos 87 anos

(Notícia atualizada às 21:25)

Padre João Edênio dos Reis Valle (Foto: Sociedade do Verbo divino)

A Sociedade do Verbo Divino (Verbitas) comunicou o falecimento do Padre João Edênio Reis Valle, neste sábado, 28, aos 87 anos, em decorrência de uma parada cardíaca e complicações de um câncer de cólon que há anos enfrentava. 

Nascido em 8 de setembro de 1936, em Belo Horizonte (MG), Padre Edênio ingressou na Sociedade do Verbo Divino após concluir o ensino médio. Graduou-se em Filosofia no Seminário do Espírito Santo, em São Paulo, e em Teologia no Phylosophisch Theologische Hochschule Sankt Augustin, na Alemanha. Foi ordenado sacerdote em 29 de outubro de 1961.

Trajetória

Também era graduado em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma (Itália), especialista em Psicologia e doutor em Pedagogia no Instituto de Psicologia da mesma universidade, além de ter especialização em Psicologia da Educação, tendo sido aluno do então professor Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI (1927-2022).

Foi professor associado de Psicologia da Religião no Programa de Pós-graduação de Ciências da Religião, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Além disso, ocupou os cargos de Presidente da Associação Nacional do Programa de Pós-Graduação de Teologia e Ciência da Religião (ANPECRE), Presidente da Conferência de Religiosos do Brasil (CRB) e Consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Também atuou como assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de diversas organizações da Igreja Católica no Brasil e na América Latina.

Há 23 anos, fundou o Instituto Acolher (ITA), grupo multiprofissional composto por psicólogos, psicanalistas e religiosos, que se dedica à assistência psicológica e a integração espiritual de religiosos, sacerdotes e leigos.  Ele também trabalhava há mais de 40 anos na Escola de Pais do Brasil (EPB), como membro do Conselho de Educadores constituído por especialistas (psicólogos, sociólogos, pedagogos e filósofos da educação).

Funeral

O velório acontecerá no domingo, 29, a partir das 9h, no cemitério Getsêmani (Praça da Ressurreição, 1, Morumbi), em São Paulo, onde haverá uma missa de corpo presente, presidida por Dom José Luiz Bertanha, Bispo Emérito de Registro (SP) e missionário do Verbo Divino. Em seguida, haverá o sepultamento.

Em nota, a Província Brasil Centro dos Missionários do Verbo Divino externou “profundo pesar pela partida do missionário e agradece a Deus pela grande contribuição que ele nos deixou como um religioso à frente do seu tempo, que cumpriu seu ofício com grande humildade, responsabilidade, dignidade e dedicação ao Verbo Divino”.

Com informações da Província Brasil Centro – Missionários do Verbo Divino

guest
36 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
João Lenine Vale de Carvalho
João Lenine Vale de Carvalho
4 meses atrás

Edenio, primo,

nos deixou ontem. Pessoa muito querida por toda nossa familia.
Lembro – me dele, menino, jogando futebol em frente da casa de nosso Avo,
na Rua Timbiras, na Serra.

Esta se ajuntando a outros proximos, nao se sentira so !

Antônio Carlos Martinelli
Antônio Carlos Martinelli
4 meses atrás

Pé. Edênio, entre inúmeras frentes de dedicação apostólica, todas conhecidas e reconhecidas, foi o mentor da EPB. Agora iniciou a fruição divina da eternidade, pelo legado que deixou no coração de quem o conheceu e foram muitos. É motivo de alegria, porque ele continuará a ser um santo no Céu o que compensa sua ausência provisória entre nós! Resumos por ele!🙏

MARIO SERGIO CORTELLA
MARIO SERGIO CORTELLA
4 meses atrás

Padre Edênio! Fala mansa e firme, conselho direto e suave, compromisso discreto e expressivo! Pessoa múltipla, na honra e na presença! MS Cortella

Ferdinand
Ferdinand
4 meses atrás

Um homem com amplo e profundo conhecimento. Eterna gratidão ao Edenio.

Vera Bastazin
Vera Bastazin
4 meses atrás

Pe. Edênio, amigo admirável nos gestos e nas palavras. Extremamente querido por todos que o conheceram, deixará muita saudades em nossos corações.

Joaquim Elias Valle Neto
Joaquim Elias Valle Neto
4 meses atrás

Edênio, primo, amigo, exemplo de homem, de Cristão, de ser humano do mais alto nível. Sou privilegiado de ter convivido, ainda que pouco, com esta pessoa que só acrescentou à humanidade.
Vá em paz, Edênio, pois, aqui, você só deixou amor, alegria, conhecimento e muitos amigos.

1 4 5 6