Na terça-feira, 15 de outubro, o Movimento de Educação de Base (MEB), organismo da CNBB, promoveu um encontro significativo em comemoração ao Dia dos Educadores e Educadoras. O evento, no Centro Cultural Missionário, reuniu bispos que fazem parte do Conselho Deliberativo do MEB e proporcionou um espaço para a troca de experiências sobre educação popular nos diversos Núcleos do MEB espalhados pelo Brasil.
Participaram do encontro o Bispo de Campina Grande (PB), Dom Dulcênio Fontes de Matos, o Bispo de Coroatá (MA), Dom Sebastião Bandeira Coêlho, o Bispo de Pesqueira (PE), Dom José Luiz Ferreira Salles, o Bispo de Goiás (GO), Dom Jeová Elias Ferreira, o Arcebispo de Teresina (PI), Dom Juarez Marques Sousa da Silva.
Os bispos tiveram a oportunidade de ouvir os relatos sobre as práticas educacionais realizadas nos Núcleos do MEB no Distrito Federal, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, destacando o papel da educação popular na promoção da inclusão e da cidadania.
Ao longo da manhã, também foram apresentadas as pontuações do Conselho Consultivo do MEB, composto por professores e especialistas em educação, que trouxeram reflexões sobre os desafios e avanços na área.
Fortalecer a esperança
O encontro não apenas celebrou a dedicação dos educadores, mas também reafirmou o compromisso do MEB com a formação de uma educação que valoriza a diversidade e a participação comunitária. A troca de ideias e experiências entre bispos, educadores e especialistas fortaleceu os laços entre a educação e a espiritualidade, fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Dom Sebastião Bandeira Coêlho destacou que o MEB tem uma história muito bonita e importante em nossa país. “Para responder aos novos desafios é necessário que sempre façamos uma reflexão a partir de nossa prática, mas também ouvindo pessoas da área da educação e das universidades que possam nos ajudar a pensar no futuro.
Por isso, esse encontro foi de fundamental importância para conhecermos onde e como o MEB está atuando, assim como buscarmos novos caminhos e perspectivas, visando sempre ser fiel ao ideal do MEB e avançar nas novas resposta que devemos dar ao mundo. Foi um encontro carregado de esperança, que nos anima na nossa missão”, lembrou o bispo.
Conheça o MEB
O MEB é uma entidade sem fins lucrativos e filantrópica na área da educação popular e assistência social. Busca contribuir para promoção humana integral e a superação da desigualdade social por meio de programas de educação popular para jovens e adultos.
Tem em sua ação um serviço de capacitação de agentes de educação de base através da rede de dioceses e paróquias, aproveitando a estrutura montada em torno dos regionais da CNBB, bem como por eventuais convênios com o governo federal e/ou estaduais, sempre com o objetivo de trabalhar na linha da Educação Popular.
Fonte: CNBB