Movimentos dos Focolares é homenageado em sessão solene na Câmara

Sérgio Lima

A segunda sessão solene da Câmara dos Deputados na terça-feira, 27 de fevereiro, prestou uma homenagem ao Setor Juvenil do Movimento dos Focolares,  em seu plenário.  A proposição da homenagem foi uma iniciativa do deputado federal Luiz Carlos Hauly.

O Movimento dos Focolares foi criado na Itália em 1943, durante a Segunda Guerra, por Chiara Lubich, com o objetivo de promover a fraternidade universal. Os jovens do movimento se encontrarão no GENFEST 2024, de 19 a 21 de julho em Aparecida (SP), com a presença de 6 mil jovens de todo o mundo.

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, participou da solenidade representando a Conferência.  Dom Ricardo se disse emocionado ao participar da homenagem.

Ao se referir aos membros da mesa, dom Ricardo disse se tratar de uma sessão solene e, ao mesmo tempo, de servidores que servem ao mundo e buscam dar o seu melhor pelo Reino de Deus.

O secretário-geral da CNBB também saudou a realização, no Brasil, do GENFEST, ao qual ele definiu não apenas como um evento, mas como uma proposta de vida. “O encontro no nosso país é um recado que vamos dar ao mundo que nós podemos construir a paz e a unidade. A juventude focolarina é uma contraproposta num mundo que gera a violência pelo desprezo e pelo ódio. O caminho focolarino é o caminho da unidade e do amor”, disse.

FRATELLI TUTTI

Dom Ricardo reforçou as ideias presentes na Fratelli Tutti, do Papa Francisco. “Somos todos irmãos na mesma dignidade e corresponsáveis por um mundo melhor. O Santo Padre vem se dedicando a isto: à Casa Comum. Se a casa é comum, somos todos uma só família e precisamos ser cuidadores uns dos outros. Quem ama cuida e o cuidado nos leva a ver o rosto de Cristo no rosto do outro”, afirmou.

Na solenidade, a representante do jovens focolarinos, Tainá Rodrigues Cunha Porto, expressou a fala em nome dos jovens do movimento dos Focolares. “Sabemos o quão adoecida anda a sociedade atualmente com relacionamentos líquidos e descartáveis, desigualdade social, falta de empatia, preconceitos diversos e outras inúmeras formas de violência”, disse. Ela falou do testemunho dos jovens focolarinos que buscam construir um mundo mais humano e de paz e também do encontro internacional, o primeiro a acontecer nas américas, cujo tema é “Juntos para Cuidar do Planeta”.

No fim de seu discurso, ela exortou os jovens a ter coragem e a fazer como Chiara os instruiu: “prossigam com entusiasmo, caríssimos jovens, com total segurança. Prossigam com perseverança. Iluminem com as suas ações e brilhem com a sua fé diante da humanidade que arrasta as pessoas para a mediocridade e o vazio”.

O assessor de relações institucionais e governamentais da CNBB, frei Jorge Luiz Soares da Silva, também participou da sessão solene.

Fonte: CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários