Museu da Imigração realiza Festa do Imigrante

Museu da Imigração

Entre os dias 17 e 20, o Museu da Imigração, no complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, na zona Leste de São Paulo, terá 36 horas de programações na 28ª Festa do Imigrante, com representantes de 55 países.

O público poderá vivenciar tradições de diversas partes do mundo em oficinas experenciais e visitas guiadas, conduzidas por representantes de várias nacionalidades.

Inédito no evento, o FamilySearch – maior banco de dados de genealogia do mundo – possibilitará aos presentes descobrirem mais sobre a história de suas famílias. O palco, localizado no jardim do Museu, receberá, a cada dia, cerca de 15 grupos de música e dança, totalizando mais de 60 apresentações, de 34 países. Na área gastronômica, haverá 43 expositores, com pratos típicos de 37 países; além de um setor reservado ao empório, com itens que refletem a mistura de referências culturais e gastronômicas dos migrantes. Uma feira de artesanato, com 25 expositores de mais de 20 países e regiões, como Armênia, Sudão, Colômbia, Coreia do Sul, Rússia, Lituânia, Afeganistão, Bolívia e Portugal é parte da programação.

Em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o artista plástico angolano Paulo Chavonga irá guiar o público por sua exposição “Onde o arco-íris se esconde”, que está em cartaz no Museu da Imigração e aborda temas como xenofobia, racismo e migração reversa. No palco, comunidades africanas estarão representadas por grupos de Moçambique e Costa do Marfim, entre outros.

Durante a festa, também acontecerão visitas guiadas ao Arsenal da Esperança, projeto que é iniciativa do Sermig – Fraternidade da Esperança, organização católica que desde 1996 coordena, na Hospedaria dos Imigrantes, a acolhida diária de 1,2 mil homens em situação de vulnerabilidade.

Os ingressos para cada dia da 28ª Festa do Imigrante já estão à venda em www.museudaimigracao.org.br, com valores promocionais para a compra antecipada. O Museu fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, na Mooca.

Fonte: Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

Deixe um comentário