Museu de Arte Sacra de São Paulo promove exposições de presépios

A exposição ‘Gesù è nato a Napoli’ proporciona uma viagem pelo tradicional presépio Napolitano. Já o ‘Presépio no Metrô’ convida os usuários a fazer uma pausa entre embarque e desembarque na Estação Tiradentes

Reprodução da Internet

O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS/SP) apresenta até 6 de janeiro de 2021 a exposição Gesù è nato a Napoli’, sob curadoria de Marcelo Sampaio Ramos.

O objetivo é transportar os visitantes para o velho continente, mais precisamente para a Itália. Logo ao chegar às dependências do MAS/SP, o público é recebido por anjos heráldicos.

“Os anjos, inspirados nas obras de Valerie Clarebout, criados por Vagner Rodrigues, são os grandes anfitriões do caminho. Eles estão presentes, pontuando o percurso revestido de transparências e sobreposições em verde, que remetem a delicadeza de Ianelli”, explica o curador Marcelo Sampaio em reportagem no site do Museu.

Os anjos inserem a contemporaneidade ao ambiente histórico e assumem a função de guardar e indicar o caminho a ser percorrido até a cena mais representativa: um exemplar do Presépio Napolitano elaborado pelo arquiteto Omar Moreschi. O trajeto é pontuado por verdes diáfanos que aproximam o cenário internacional aos nossos tons e verdades brasileiras.

Ao chegar à sala, as boas-vindas vem na forma de uma ária da ópera ‘La Cantata dei Pastore’, que versa sobre a lenda de um menino pastor que sonhou com o nascimento de Jesus em Nápoles. Todo esse ambiente leva ao presépio napolitano de 129 peças de Omar Moreschi.

“O presépio no mundo assume muitas formas de expressão, mas a forma napolitana, que teve início no século XVIII, na minha opinião, continua a ser a maior invenção que transformou a representação presepista, tornando-se única no seu gênero.(…) A unicidade do presépio napolitano não se baseia somente na técnica de realização, mas principalmente na sua ambientação. De fato, para os napolitanos, Jesus nasce em Nápoles, em terra Campana, entre os povos do reino. Nasce nas ruas de Nápoles, que de repente se torna o grande cenário do evento”, explica à reportagem do Museu o escultor e artista presepista napolitano Ulderico Pinfildi.

SERVIÇO

O Museu de Arte Sacra de São Paulo está localizado na Avenida Tiradentes, 676, bairro da luz, próximo à estação Tirantes do Metrô (Linha 1 Azul). O horário de funcionamento é de terça a domingo das 9h às 17h – Com acesso permitido até às 16h30. Os Ingressos custam R$ 6,00, estudante pagam meia (R$ 3,00), aos sábados a visita á gratuita. É necessário reservar o horário antecipadamente clicando aqui (https://bileto.sympla.com.br/event/66614/d/92621).

PRESÉPIO NO METRÔ

O Museu de Arte Sacra de São Paulo, em parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), também traz ao público a tradicional mostra “Presépios no Metrô”.

Os usuários do transporte coletivo são convidados a fazer uma pausa entre o embarque e o desembarque nos trens para observar a criatividade dos artistas criadores dos 18 presépios apresentados na Estação Tiradentes,

Se historicamente o nascimento de Jesus se deu em uma manjedoura improvisada em um estábulo, nessa exposição são diversos os locais imaginados para o acontecimento: da baixa do sapateiro em Salvador na Bahia ao berço colorido das figurinhas de barro que compõe o presépio Alentejano, tradição portuguesa reconhecida patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco.

Materiais diversos foram empregados nos presépios, da embalagem de chocolate que dá brilho à catedral polonesa aos materiais orgânicos como palha de milho, cabaça e o barro. Este último moldado por Mestre Vitalino que traz um casal de cangaceiros para cena da natividade.

SERVIÇO

A exposição “Presépios no Metrô” vai até o dia 6 de janeiro de 2021 e está disponível na sala expositiva dentro da Estação Tiradentes do Metrô. O horário de visitação é de terça a domingo das 9h às 17h – com acesso permitido até às 16h30, sendo gratuito para os usuários do metrô ou para ter acesso basta comprar o bilhete de viagem.

(Edição de texto para postagem: Flavio Rogério Lopes)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários