Na Catedral da Sé, fiéis rezam pelo destino da pátria e pelo povo brasileiro

Missa das 12h, no 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, foi presidida pelo Padre Luiz Eduardo Pinheiro Baronto, Cura da Catedral da Sé

Reprodução do Youtube da Catedral da Sé

“Acolhei benigno as súplicas que nós Vos dirigimos pela nossa pátria, para que, pela sabedoria e honestidade dos governantes e cidadãos, sejam consolidadas a concórdia e a justiça, a prosperidade e a paz”.

Em muitas das missas celebradas na Igreja no Brasil no sábado, 7, esta foi a prece a Deus feita na oração da coleta, em alusão ao Dia da Independência do Brasil. Na Catedral da Sé, ao meio-dia, os fiéis uniram-se em oração na Missa pela Pátria e pelo Povo Brasileiro, presidida pelo Padre Luiz Eduardo Pinheiro Baronto, Cura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção.

No começo da missa, o Sacerdote lembrou ser este um dia de se elevar preces ao Senhor pelo Brasil: “Nós queremos, de modo particular, confiar a Deus, nosso Pai, o destino da nossa nação. Queremos rezar por todos os brasileiros, especialmente por aqueles que sofrem, pelos doentes, pelos que estão em situação de conflito, para que a presença do Senhor na vida de cada um possa ser motivo de consolo”.

COMPAIXÃO UNS PELOS OUTROS

O destino do Brasil e dos cidadãos brasileiros foram novamente confiados a Deus pelo sacerdote durante a homilia, especialmente daqueles mais pobres “que ainda mendigam um pouco de comida para saciar a sua fome. É pensando neles que nós também celebramos esta missa, para que em nós arda o espírito de Deus que nos impulsione a sermos um país mais solidário, mais capaz de sentir compaixão uns pelos outros”.

A FINALIDADE DA PRÁTICA RELIGIOSA

Ainda na homilia, ao refletir sobre o Evangelho proclamado (Lc 6, 1-5), em que Jesus é questionado pelos fariseus pelo fato de Ele e seus discípulos não guardarem o sábado, Padre Baronto explicou que na época de Cristo o acréscimo de preceitos feitos à lei de Deus acabou por desvirtuar o sentido inicial de se guardar o sábado como dia de louvor a Deus e de render-Lhe graças pela criação, e que ao ver que tais preceitos se tornaram um peso para o povo, Cristo enfatizou que “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado”.

Padre Baronto destacou que com essa atitude, Jesus ensina que “a finalidade de uma prática religiosa tem valor desde que promova a nossa relação com Deus. Uma prática religiosa que oprime, que mata, que é um peso, não deve ter lugar no Cristianismo”.

O Cura da Catedral comentou, ainda, que para os cristãos o domingo é o dia santo, ocasião em que vão à missa, não como uma obrigação “pesada, chata” para ser cumprida –  “Vamos para a missa com entusiasmo, pois iremos nos encontrar com Aquele que nos amou eternamente” – além de ser o dia da semana para visitar a família e os amigos, sendo, portanto, um dia celebrativo e de repouso.

Por fim, ao exortar a todos que valorizem a participação na Santa Missa, especialmente aos domingos, Padre Baronto voltou a pedir: “Rezemos pelo nosso País, pelos nossos governantes, pelo povo brasileiro e por todos aqueles que neste momento estão sofrendo, estão abandonados, mas que contam com nossa oração e apoio”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários