Negócios de proximidade são tendência no mercado das franquias

Dados da Associação Brasileira de Franchising demonstram crescimento de negócios que trazem conforto e comodidade aos clientes

SEBRAE

A pandemia da Covid-19 criou no mercado brasileiro uma nova tendência que cresce entre os consumidores brasileiros: a busca de produtos e serviços perto de casa, os chamados negócios de proximidade. “As pessoas querem cada vez mais produtos e serviços por perto, com deslocamentos mínimos, pouco esforço e o máximo de conveniência”, avalia a analista da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional, Karen Sitta.

Números da Associação Brasileira de Franchising (ABF) comprovam essa tendência do consumidor em direção à praticidade. No primeiro trimestre deste ano, franquias do segmento de serviços e outros negócios cresceram 25,3% comparado ao mesmo período de 2023. Os números revelam, ainda, que negócios que entregam comodidade e conforto, como mercados autônomos e operações em prédios e condomínios, têm ganhado cada vez mais espaço, saltando de 5,2% para 11,7% na participação do universo do franchising.

É o caso da empresa de limpeza automotiva FreeWet. Conforme o franqueador da marca, Wilberto Filho, o negócio gera facilidade para os clientes. “Hoje, nós atuamos com esses modelos dentro de condomínios empresariais e residenciais e atendimento direto ao cliente, que solicita que a gente vá até o local para fazer o serviço.”

Ele ressalta, ainda, que a franquia tem baixo investimento, característica das microfranquias, que são outra tendência de mercado.

SUSTENTABILIDADE NOS NEGÓCIOS

O modelo de negócio da FreeWet está conectado a outra tendência, que é a aplicação de conceitos de sustentabilidade nos negócios, dentro da chamada agenda ESG (meio ambiente, social e governança). “Um dos diferenciais que me fez virar franqueado e, posteriormente, franqueador da FreeWet, são as questões ambientais da marca, com toda a sua linha de produtos sem utilização de água, nem mesmo diluição em água. Isso que gera uma economia por veículo de aproximadamente 400 litros, que é o que se gasta, em média, para limpar o carro no modo tradicional de lava-jato”, conta.

“Adotar práticas de sustentabilidade e do ESG indica quanto um negócio se compromete em buscar alternativas para reduzir seus impactos no meio ambiente, colaborando para um mundo mais justo e adotando os melhores processos de administração e operações diárias, além de ser um diferencial competitivo no mercado em que os consumidores estão cada vez mais preocupados com essa questão.”

Fonte: Agência Nacional SEBRAE

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