‘No coração do povo pulsa o Coração de Jesus’, relata o Diácono seminarista Yago em missão no Piauí

No último estágio antes de receber a ordenação presbiteral, ele está em missão na Diocese de Bom Jesus do Gurgueia (PI)

Arquivo pessoal

Desde o começo de julho, o Diácono seminarista Yago Barbosa Ferreira está em missão na Diocese de Bom Jesus do Gurgueia (PI), atuando de modo específico na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Monte Alegre do Piauí, que conta com 30 comunidades.

Nesta mesma Diocese também está em missão do Diácono seminarista Alysson Carvalho. Ambos foram ordenados diáconos pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, em dezembro de 2022, e vivenciam o último estágio de preparação para receber a ordenação sacerdotal. 

AMPLA ACOLHIDA 

Ao O SÃO PAULO, o Diácono seminarista Yago destacou a maneira como vem sido recepcionado nos locais em que tem feito missão: “Tenho recebido uma acolhida generosa e muito calorosa. Todos os fiéis se empenham muito em acolher o missionário de São Paulo, que para muitos é uma terra distante e desconhecia. Muitos perguntam como é a cidade de São Paulo e se tudo em nossa cidade é como estão acostumados a ver na televisão”, comentou.

“Também é profundamente tocante a atenção que dispensam em procurar oferecer o que possuem de melhor, principalmente no que diz respeito à alimentação. Muitas pessoas convidam para partilhar alguma refeição, fazem questão de oferecer o melhor que possuem e sempre esperam que me sirva mais de uma vez e se alegram muito quando ao fim de cada refeição digo que gostaria de abençoar a casa e a família. Enfim, no coração do povo pulsa o Coração de Jesus”. 

ÂNIMO MAIOR QUE AS GRANDES DISTÂNCIAS

Ao comentar sobre o que mais lhe parece desafiador para a evangelização, o Diácono seminarista Yago destacou que a grande vastidão territorial da paróquia e as grandes distâncias entre as comunidades e a matriz paroquial são complicadores, mas não desanimam o agir pastoral: “É heroico o testemunho incansável que o Pároco, Padre Zorenilton Reis, dá de despojamento e de ânimo em estar presente na vida do povo com distâncias tão grandes”.

“Diante de tão grande desafio, os fiéis ativos se empenham muito em animar a fé uns dos outros, sobretudo nos momentos de oração das comunidades (adoração, Terço, novenas), nos encontros diversos que a comunidade promove e sobretudo quando há missa nas capelas. Também há ministros muito empenhados nos ofícios confiados, como ministros da palavra, da eucaristia e das exéquias, que dão um valoroso auxílio ao padre”, enfatizou. 

SOBRE A DIOCESE

A Diocese de Bom Jesus do Gurgueia é parte da Província Eclesiástica de Teresina (PI), tendo sido criada como prelazia em 18 de junho de 1920 e elevada à dignidade de diocese em 3 de outubro de 1981.

Atualmente, o Bispo de Bom Jesus do Gurgueia é Dom Marcos Antônio Tavoni. A Diocese abrange uma área de 51.543 km2, dividida em 24 paróquias com diversas comunidades. 

A circunscrição tem uma população de 186 mil habitantes, sendo 79,4% católicos. Ao todo, há 38 padres (34 diocesanos e quatro religiosos). Os dados referentes a 2021 indicam um diácono permanente, quatro religiosos não ordenados e quatro religiosas consagradas.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários