‘Nossa prioridade é anunciar Jesus Cristo’, diz Dom Eduardo ao assumir a Diocese de Ourinhos

Ao tomar posse como Bispo de Ourinhos, Dom Eduardo Vieira dos Santos pede a orações para ser fiel à nova missão (reprodução Conecta TV)

A jovem Diocese de Ourinhos (SP) estava em festa no sábado, 3, para a acolhida de seu novo pastor. Nomeado pelo Papa Francisco em 19 de maio, Dom Eduardo Vieira dos Santos tomou posse como 2º Bispo Diocesano dessa Igreja Particular no interior paulista, durante missa solene na Catedral Senhor Bom Jesus.

A Eucaristia foi concelebrada pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, de onde Dom Eduardo era Bispo Auxiliar desde 2015, inúmeros bispos, e diversos padres, inclusive da Arquidiocese de São Paulo.

Após a leitura do decreto de nomeação episcopal, Dom Salvador Paruzzo, 1º Bispo de Ourinhos, agora emérito, conduziu seu sucessor à cátedra, onde Dom Eduardo se sentou para, oficialmente, tomar posse do pastoreio daquela diocese.

Em seguida, os padres membros do colégio de consultores da Diocese se aproximaram do novo Bispo para manifestar, em nome de todo o clero, o juramento de obediência e fidelidade. Depois, representantes dos diáconos permanentes, religiosos e dos leigos, também manifestaram sua acolhida ao novo pastor.

Gratidão e súplica

Ao fazer seu primeiro pronunciamento como Bispo diocesano, Dom Eduardo elevou a Deus sua gratidão pelo dom da vocação sacerdotal e episcopal. Dirigindo-se ao clero e a todo o povo de Ourinhos, pediu orações por ele e por toda a Diocese, para continuar fiel à sua missão.

Confiando seu ministério à intercessão materna de Nossa Senhora, Dom Eduardo manifestou o desejo de seguir o seu exemplo de fidelidade à vontade de Deus. “Com povo desta Igreja particular, quero viver a Palavra de Deus. Por isso, peço a todos que me ajudem a ser fiel a essa Palavra”, completou.

Juntos, evangelizar

Antes da celebração, Dom Eduardo concedeu uma entrevista coletiva para os profissionais da imprensa local. Quando perguntado sobre o principal desafio de sua nova missão à frente da Diocese de Ourinhos, o Bispo respondeu que o maior desafio da Igreja é sempre a evangelização, sua primeira e mais importante missão.

“Nossa prioridade é anunciar Jesus Cristo”, afirmou Dom Eduardo, destacando a atenção especial para a catequese e a formação cristã das crianças, adolescentes, jovens e famílias.

Recordando o seu lema episcopal, “Gaudete in Domino” – “Alegrai-vos sempre no Senhor”(Fl 4,4), o novo Bispo de Ourinhos enfatizou: “O Evangelho é sempre uma alegria, seja qual for a realidade, como esta pandemia ou em épocas mais difíceis da história. Portanto, anunciá-lo deve sempre ser para nós motivo de graça. Evangelizar é um dever, uma obrigação… O mundo precisa cada vez mais do testemunho alegre do Evangelho”.

Ver e ouvir 

O Prelado ressaltou, ainda, que se dedicará a conhecer a realidade da diocese, suas paróquias, o clero, as organizações pastorais e os leigos atuantes nos mais variados âmbitos da sociedade.

Nesse sentido, Dom Eduardo reconheceu que a experiência de seis anos como Bispo Auxiliar de São Paulo o ajudará na nova missão. No entanto, reforçou que a Diocese de Ourinhos tem um contexto social e religioso próprios e, por isso, ele deseja estar com os olhos e os ouvidos atentos para conhecer profundamente a realidade específica dessa porção do povo de Deus ao qual foi enviado para pastorear. “Como Bispo, venho para me inserir e dar continuidade ao trabalho de evangelização já começado”, completou. 

Força do Espírito Santo

Ao saudar Dom Eduardo, Dom Odilo Scherer novamente agradeceu pelo serviço prestado à Arquidiocese de São Paulo como sacerdote e Bispo Auxiliar. “Você já tem experiência no ministério episcopal que já realizou com tanto esmero… Que Deus o ilumine, acompanhe e inspire para a realização da sua missão nesta querida diocese. Que o Espírito Santo não lhe falte em nenhum momento! Conte sempre com a minha amizade e a do povo de São Paulo”.

O Cardeal também saudou Dom Salvador Paruzzo pelo trabalho realizado como primeiro Bispo diocesano de Ourinhos. “Dom Salvador deixa a sua missão e fica à disposição, como membro desta Diocese… Que Deus o recompense e o conserve por muito anos”, disse.

Diocese de Ourinhos

A Diocese de Ourinhos foi criada em 30 de dezembro de 1998 por São João Paulo II, tendo seu território composto por regiões desmembradas das dioceses de Assis e Itapeva, além da Arquidiocese de Botucatu.

Seu território abrange 24 municípios divididos em quatro foranias. Localizada no oeste paulista, faz limite com o Estado do Paraná pelo Rio Paranapanema. A sede diocesana é a Catedral Bom Jesus, em Ourinhos.

De acordo com dados de 2019, a Igreja Particular de Ourinhos tem uma população de 341.234 habitantes, sendo 86,8% católicos. Tem cerca de 50 sacerdotes entre diocesanos e religiosos e 45 paróquias. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários