A Pastoral da Comunicação (Pascom) tem como missão anunciar a Palavra de Deus por meio da comunicação, tendo como base quatro pilares: espiritualidade, formação, articulação e produção.
Padre Tiago Barbosa, Assessor da Pascom no Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), compara esses pilares a uma mesa que, para se manter estável, precisa ser sustentada pelas quatro “pernas”; quando uma ou mais pernas da mesa estão em desarmonia, um ou mais lados tendem a ficar pendidos; assim, se os “pasconeiros” não encararem com a mesma importância os quatro eixos, o trabalho tende a não cumprir seu maior objetivo: a evangelização.
“Por meio do diálogo e da comunhão fraterna, a vocação da Pascom é de abraçar as pastorais, movimentos, serviços eclesiais e organismos na responsabilidade do feliz anúncio de Jesus Cristo. Desse modo, devemos abraçá-los com convicção e coerência evangélica”, destaca o Sacerdote. Assim como uma esquadrilha de aviões precisa de asas, coordenação e manobras precisas para voar em sincronia, a Pascom também depende destes quatro pilares para realizar seu trabalho de comunhão e evangelização. A espiritualidade e a formação proporcionam sustentação e direção, enquanto a articulação coordena os esforços em conjunto e a produção realiza as atividades práticas e marcantes.
A seguir, saiba mais sobre cada um deles:
ESPIRITUALIDADE: EIXO CENTRAL
A espiritualidade é o eixo central, dando sentido a todos os outros. Desse modo, a oração pessoal e comunitária é essencial para cultivar a consciência de ser discípulo de Jesus e para sustentar a missão evangelizadora da Pastoral da Comunicação.
FORMAÇÃO: EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL
A formação é essencial para que os “pasconeiros” aprimorem as habilidades de comunicação e para garantir que estejam espiritualmente preparados para cumprir sua missão. Cursos formativos, encontros e oficinas são algumas das ferramentas utilizadas para promover a formação dos agentes de comunicação.
ARTICULAÇÃO: A UNIÃO DO POVO DE DEUS
A articulação é o pilar que evidencia a comunhão eclesial, mostrando que a Pascom não trabalha isoladamente, mas em colaboração com outras pastorais, movimentos e serviços dentro da comunidade. Por meio da articulação é que se fortalece a unidade da Igreja e se promove o anúncio de Jesus Cristo ao mundo.
PRODUÇÃO: CRIAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE CONTEÚDO
A produção concentra-se na criação e distribuição de conteúdo de comunicação relevante e significativo, utilizando os diversos meios de comunicação. A produção deve ser de qualidade e eficaz para transmitir a mensagem do Evangelho de forma clara e convincente.
Resultados concretos
Os “pasconeiros” da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Região Lapa, Decanato São Simão, estão estruturando e experimentando os quatro pilares da Pascom.
A prática espiritual está sendo fortalecida com orações individuais, meditação da Palavra e participação nas missas, estando abertos à ação do Espírito Santo para serem usados como instrumentos de evangelização e sinais de Deus na vida das pessoas e da Igreja.
Marco Jordan, coordenador da Pascom da Região Lapa, relata que as transmissões das missas pelo YouTube, em colaboração com as Pastorais da Saúde e dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, têm alcançado paroquianos enfermos em casa, pacientes em leitos de UTI nos hospitais e pessoas em outros países, que compartilham as bênçãos em suas vidas.
“Esses relatos nos comovem e nos motivam ain- da mais a viver a espiritualidade da Pascom”, disse Marco Jordan.
A fim de auxiliar a articulação e a produção, foi montado um estúdio para facilitar a comunicação e troca de informações entre as pastorais, além do desenvolvimento de conteúdos para o site, Instagram, Facebook, jornal impresso, bem como as transmissões do Terço e das missas que ocorrem diariamente.
Padre Tarcísio Justino Loro, Pároco, colabora na formação sobre os quatro eixos por meio da liturgia, apresentação da vida dos santos e ritos. “Somos uma só igreja: una, santa, católica e apostólica. É isso que nos faz viver bem sobre os quaro pilares da Pascom”, conclui o Sacerdote.