Os três grandes eventos da Igreja no Brasil em 2022

Ao final da manhã da quarta-feira, 27 de abril, foram apresentados ao plenário da 59ª Assembleia Geral da CNBB os três grandes eventos que acontecerão em 2022 e que marcarão a vida e caminhada da Igreja no Brasil. São eles: a 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus, o 18º Congresso Eucarístico Nacional e a abertura do 3º Ano Vocacional. 

10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus

O bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, falou sobre o andamento da programação da 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus, que se realizará em Brasília (DF), de 14 a 16 de outubro. O evento tem por tema “Comunhão e missão: caminho para a Igreja no Brasil”, com o lema “Preservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (cf. Ef 4,3), e deve acolher cerca de 300 participantes. 

Os três grandes eventos da Igreja no Brasil em 2022
Dom Joel Portella Amado fala da 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus

São responsáveis, diretamente, pela promoção e organização do evento, a CNBB, a Comissão Nacional de Diáconos (CND), a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB), o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). 

Dom Joel comunicou que, em breve, as dioceses e os representantes dos organismos, em cada regional, receberão o convite e as orientações oficiais sobre a Assembleia. A presidente da CRB, irmã Maria Inês Ribeiro, agradeceu a forte acolhida da CNBB quanto ao evento. 

“É interessante observarmos o caminho que a Igreja do Brasil está fazendo, pois já estamos percorrendo esse caminho sinodal, proposto pelo Papa Francisco, há algum tempo”, afirmou.

3º Ano Vocacional do Brasil

O andamento e as preparações para o 3º Ano Vocacional do Brasil foram apresentados pelo bispo da diocese de Novo Hamburgo (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, dom João Francisco Salm. Ele iniciou apresentando a identidade visual, que já foi divulgada em março, e destacou que “o ano vocacional é oportunidade para redescobrir a Igreja e sua missão: dinamizar as pequenas comunidades eclesiais missionárias com uma injeção vocacional”. 

Os três grandes eventos da Igreja no Brasil em 2022
Dom João Francisco Salm apresenta identidade visual do 3º Ano Vocacional

O tema do Ano Vocacional é “Vocação: Graça e Missão”, e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). Dom Salm falou também dos objetivos geral e específico desse Ano e apresentou o cronograma previsto. 

  • 31 agosto de 2022: apresentação do hino oficial, em uma live;
  • Setembro de 2022: publicação do texto-base;
  • Outubro de 2022: publicação de subsídios;
  • 19 de novembro de 2022: abertura nacional;
  • 20 de novembro de 2022: abertura local;
  • 26 de novembro de 2023: encerramento.

Antes de concluir a apresentação, com a oração oficial para o Ano Vocacional, dom Salm afirmou: “Vai ser um tempo muito especial para a Igreja no Brasil. Para isso, será importante que todos assumamos com o coração esse Ano Vocacional, que nos promete muita coisa boa”. 

18º Congresso Eucarístico Nacional

O último grande evento apresentado foi o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará em Recife (PE), de 11 a 15 de novembro. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, afirmou que toda a preparação, apesar do adiamento de dois anos, devido à pandemia, está sendo uma experiência muito envolvente em todo o Regional Nordeste 2 da CNBB.

Os três grandes eventos da Igreja no Brasil em 2022
Divulgação

“Eu ressalto a nossa alegria de finalmente conseguir realizar nosso 18º Congresso Eucarístico Nacional, depois de dois anos de adiamento. Todos estamos muito motivados, como já estávamos desde o início. É um evento que foi assumido por todo nosso Regional Nordeste 2, por todos os bispos que o compõem e alguns padres, que colaboram mais diretamente”, afirmou dom Saburido.

O arcebispo falou da organização do evento, divulgou informes práticos para os bispos que vão participar e também fez uma prestação de contas. O 18º Congresso Eucarístico Nacional foi o assunto da coletiva de imprensa desta tarde.

Deixe um comentário