Padre Armênio Nogueira toma posse na Academia Brasileira de Hagiologia

Pela primeira vez na história, um sacerdote da Arquidiocese de São Paulo ocupará uma cadeira na Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI). Em 28 de agosto, em sessão solene virtual, o Padre Armênio Rodrigues Nogueira foi empossado como novo sócio efetivo da Academia, assumindo a Cadeira 21, que tem como patronesse a Bem-aventurada Albertina Berkenbrock.

Dom André entrega o diploma ao Padre Armênio (foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO)

Padre Armênio é Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Zatt, Região Episcopal Brasilândia, comunicador na rádio 9 de Julho e organizador do livro “Santos e Beatos Proclamados por João Paulo II”.

Ao discursar na posse, o Sacerdote manifestou a sua alegria em ser eleito e fazer parte da ABRHAGI, pediu a proteção da sua patronesse, as bênçãos de Deus e o auxílio e ajuda dos membros da Academia para que os servos de Deus, veneráveis, bem-aventurados e santos brasileiros sejam mais conhecidos, amados e venerados.

O Presidente da Academia Brasileira de Hagiologia, Dom André Alves dos Santos, OSB, fez questão de entregar pessoalmente o diploma ao novo acadêmico. Em seu entender, a posse do Padre Armênio é um sinal visível da expansão da entidade, pois pela primeira vez na história da Academia um sacerdote da Arquidiocese de São Paulo assume uma cadeira na ABRHAGI.

Dom André destacou que a experiência e a dedicação do Padre Armênio serão de grande importância para o bom andamento dos trabalhos e divulgação da instituição.

Arquivo pessoal

Além do Padre Armênio, também formam empossados como sócios efetivos os acadêmicos Luanne dos Santos Ribeiro; Frei Jociel João Gomes da Silva, OFMCap.; Mauro Luiz do Nascimento Júnior; e a Irmã Adriana Felipe Duarte, FC. Também tomaram posse os novos Sócios Honorários: Glória Giovana Sabóia Mont’Alverne; Frei Francisco Lopes de Sousa Neto, OFMCap; e Carlos Eduardo de Carvalho Vargas.

A ACADEMIA

A Academia Brasileira de Hagiologia foi criada em Fortaleza (CE), em 8 de dezembro de 2004, por iniciativa dos advogados e escritores Matusahila Santiago e José Luís Araújo Lira, acompanhados da desembargadora Gizela Nunes da Costa.

Atualmente, a instituição realiza de modo bianual o Congresso Brasileiro de Hagiologia, publica anualmente uma revista e realiza mensalmente palestras sobre os santos.

A ABRHAGI é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares. Estuda a santidade e o significado dos santos para o anúncio de Jesus Cristo. Oferece estímulo para venerar os santos, inserindo-os sempre no mistério pascal de Cristo. Também procura dar impulso ao culto dos santos.

(Com informações da ABRHAGI)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários