Pela primeira vez na história, um sacerdote da Arquidiocese de São Paulo ocupará uma cadeira na Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI). Em 28 de agosto, em sessão solene virtual, o Padre Armênio Rodrigues Nogueira foi empossado como novo sócio efetivo da Academia, assumindo a Cadeira 21, que tem como patronesse a Bem-aventurada Albertina Berkenbrock.
Padre Armênio é Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Zatt, Região Episcopal Brasilândia, comunicador na rádio 9 de Julho e organizador do livro “Santos e Beatos Proclamados por João Paulo II”.
Ao discursar na posse, o Sacerdote manifestou a sua alegria em ser eleito e fazer parte da ABRHAGI, pediu a proteção da sua patronesse, as bênçãos de Deus e o auxílio e ajuda dos membros da Academia para que os servos de Deus, veneráveis, bem-aventurados e santos brasileiros sejam mais conhecidos, amados e venerados.
O Presidente da Academia Brasileira de Hagiologia, Dom André Alves dos Santos, OSB, fez questão de entregar pessoalmente o diploma ao novo acadêmico. Em seu entender, a posse do Padre Armênio é um sinal visível da expansão da entidade, pois pela primeira vez na história da Academia um sacerdote da Arquidiocese de São Paulo assume uma cadeira na ABRHAGI.
Dom André destacou que a experiência e a dedicação do Padre Armênio serão de grande importância para o bom andamento dos trabalhos e divulgação da instituição.
Além do Padre Armênio, também formam empossados como sócios efetivos os acadêmicos Luanne dos Santos Ribeiro; Frei Jociel João Gomes da Silva, OFMCap.; Mauro Luiz do Nascimento Júnior; e a Irmã Adriana Felipe Duarte, FC. Também tomaram posse os novos Sócios Honorários: Glória Giovana Sabóia Mont’Alverne; Frei Francisco Lopes de Sousa Neto, OFMCap; e Carlos Eduardo de Carvalho Vargas.
A ACADEMIA
A Academia Brasileira de Hagiologia foi criada em Fortaleza (CE), em 8 de dezembro de 2004, por iniciativa dos advogados e escritores Matusahila Santiago e José Luís Araújo Lira, acompanhados da desembargadora Gizela Nunes da Costa.
Atualmente, a instituição realiza de modo bianual o Congresso Brasileiro de Hagiologia, publica anualmente uma revista e realiza mensalmente palestras sobre os santos.
A ABRHAGI é uma academia dedicada ao estudo da hagiologia, ou seja, dos santos, candidatos à honra dos altares. Estuda a santidade e o significado dos santos para o anúncio de Jesus Cristo. Oferece estímulo para venerar os santos, inserindo-os sempre no mistério pascal de Cristo. Também procura dar impulso ao culto dos santos.
(Com informações da ABRHAGI)