Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Papa Francisco manifesta pesar pela morte do Cardeal Geraldo Majella Agnelo

Pontífice também lembrou os muitos cargos que Dom Geraldo ocupou na Igreja, ‘sempre guiado pelo zelo apostólico’

Foto: Vatican Media

Foi com profunda dor que o Papa Francisco recebeu a notícia do falecimento do Cardeal Geraldo Majella Agnelo, ocorrida no sábado, 26, aos 89 anos de idade, em Londrina (PR).

É o que diz um telegrama dirigido ao Cardeal Sérgio da Rocha, Arcebispo metropolitano de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, em que o Santo Padre expressa suas condolências e no qual assegura sufrágios elevados ao Senhor “pelo eterno repouso do venerável prelado”.

GRATIDÃO PELOS SERVIÇOS À IGREJA

“Minhas orações são também de gratidão a Deus pelos longos anos de seu serviço dedicado à santa mãe Igreja, sempre guiado pelo zelo apostólico, nas várias missões que lhe foram confiadas como Bispo de Toledo, Arcebispo de Londrina, Secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e, por fim, arcebispo primaz do Brasil e presidente da Conferência episcopal”, manifestou o Papa.

A BÊNÇÃO DE FRANCISCO

O Papa Francisco então envia ao Dom Sérgio “e a todos aqueles que se unem em oração pelo descanso eterno” do falecido Cardeal Agnelo, sua bênção apostólica como “penhor de consolação e esperança na vida eterna”.

FUNERAIS

O funeral do Cardeal Geraldo Majella Agnelo começou na manhã do domingo, 27, com o cortejo que partiu da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina em direção à Catedral Metropolitana de Londrina.

A primeira missa de corpo presente aconteceu pela manhã, presidida por Dom Geremias Steinmetz, Arcebispo de Londrina.

Outras missas ocorrerão a cada duas horas. A última será às 10h da segunda-feira, 28, após a qual haverá o sepultamento na Cripta da Catedral.

(Com informações de Vatican News e Arquidiocese de Londrina)

Deixe um comentário