Paróquias e entidades da Arquidiocese de Porto Alegre estão mobilizadas para apoiar vítimas das chuvas

Arquidiocese de Porto Alegre

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde sábado, provocando enormes prejuízos em diferentes regiões do Estado, fazem com que a estrutura da Igreja Católica se mobilize para ajudar os que mais precisam. Na Arquidiocese de Porto Alegre, muitas paróquias e organizações estão disponibilizando sua infraestrutura para receber doações e acolher pessoas desabrigadas ou desalojadas. 

Em comunhão com o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que, em nota da presidência sobre os temporais que atingem o estado do Rio Grande do Sul descreveu a “grande provação para nossa população”, também a Arquidiocese de Porto Alegre une-se neste empenho de reconstrução, inclusive e sobretudo, da esperança.

O próprio Regional Sul 3 organizou uma campanha para socorrer os diversos municípios. “A Arquidiocese de Porto Alegre, através da Cáritas – Mensageiros da Caridade – está empenhada nessa direção, pois sabemos que há necessidade em muitas ações, as emergenciais e, depois, toda a ajuda para a reconstrução”, declararam em nota os bispos da Arquidiocese de Porto Alegre.

https://www.arquipoa.com/noticias/nota-de-solidariedade

Para quem quiser fazer doação em dinheiro é disponibilizada a seguinte conta bancária
Banco Banrisul
Agência 0834
Conta Corrente 06102966.0-6
Chave PIX CNPJ: 92.679.935/0001-64

Oração – As comunidades eclesiais são convocadas a se unirem em oração, conforme as possibilidades, diante do Santíssimo Sacramento, que é o grande símbolo da comunhão e da partilha, renovando nosso compromisso de peregrinos de esperança. Aproveitemos a devoção da Primeira Sexta-feira do mês, bem como momentos de oração com o povo antes ou depois das missas deste final de semana.

Solidariedade – O Centro Social Padre Pedro Leonardi, localizado no bairro Restinga, está recebendo doações de toalhas, materiais de higiene e limpeza para melhor atender as famílias desabrigadas da região. Famílias indígenas já foram acolhidas no salão paroquial da paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga.

Em Canoas, a paróquia Nossa Senhora das Graças está arrecadando os seguintes itens para doação:

– Alimentos não perecíveis;
– Alimentos para lanches, como pães e frios;
– Leite;
– Água potável;
– Produtos de higiene pessoal;
– Itens de limpeza;
– Roupas de cama.

Nesta quinta-feira, 2 de maio, as doações podem ser entregues  até as 20h, no salão paroquial. E seguiremos nos próximos dias arrecadando os itens e destinando-os a quem precisa em nossa cidade.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no município de São Jerônimo, vicariato de Guaíba, também colocou sua estrutura, bem como de algumas das capelas atendidas à disposição da comunidade. A paróquia solicita neste momento doação de alimentos, roupas e cobertores. O material pode ser entregue nos horários das celebrações das missas. O Pe. Darlan Schwaab, vigário paroquial, relata que a comunidade está ilhada: “Nada chega aqui na cidade. A cidade está sem gasolina e os mercados esvaziando.Estamos acolhendo mais de 40 pessoas aqui no salão paroquial da matriz e ajudando as famílias a saírem de suas casas”. 

Na cidade de Arroio dos Ratos, a situação é crítica, conforme o Pe. Adilson Corrêa da Fonseca, vigário episcopal do Vicariato de Guaíba. “Cerca de 2 mil pessoas foram atingidas em uma região de baixada. Estamos praticamente isolados em razão dos problemas com as estradas. Há falta de luz, sem água a dois dias. Muitas famílias perderam tudo. Nunca tinha visto nada parecido. Nossa obra social arrecadou alimentos e água para doação e já entregamos tudo.”

Comunidades paroquiais que quiserem divulgar iniciativas de solidariedade ou que estiverem precisando de apoio solicitamos que enviem as informações por e-mail para ascom@arquipoa.org.br

Divulgação

Cáritas SP pede doações para população do RS

A Arquidiocese de São Paulo, por meio da Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP), vem pedir o seu apoio, para a campanha pelas vítimas das fortes chuvas que tem atingido o Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira, 29 de abril.

O número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas que caem no Rio Grande do Sul subiu para 83 e outros quatros óbitos estão em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos da última semana.

Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta segunda-feira, 6. No momento, o número de desaparecidos chega a 111 pessoas.

Ao todo, são 345 municípios gaúchos atingidos pelos temporais, com mais de 850,4 mil pessoas afetadas. O estado contabiliza 21.957 pessoas desalojadas. Além disso, o levantamento aponta que 19.368 pessoas estão temporariamente em abrigos e há 276 feridos.

Os recursos arrecadados pela campanha serão encaminhados para paróquias das regiões atingidas.

Em setembro do ano passado, a Arquidiocese/CASP também realizou campanha pelas vítimas dos temporais que assolaram o estado na ocasião. Os recursos também foram encaminhados a parceiros que atuam nas localidades atingidas.

Você pode fazer um PIX de qualquer valor para: (e-mail) pix@caritassp.org.br

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários