Segundo o consórcio de veículos de imprensa, foram registrados 4.211 óbitos em 24 horas
O Brasil bateu nesta terça-feira, 6, um novo recorde de mortes por COVID-19. Tanto o Ministério da Saúde quanto o consórcio de veículos de imprensa registraram mais de 4 mil mortes nas últimas 24 horas.
De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, foram contabilizadas 4.211 óbitos no período. Já os dados do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), divulgados pelo Ministério da Saúde, registrou 4.195 mortes.
O grande registro de óbitos do dia pode ter relação com o represamento de dados do final de semana estendido após os feriados da Páscoa. Aos sábados, domingos e feriados, quando há equipes menores trabalhando, é comum que os números sejam menores do que durante a semana e isso resulte em represamento dos registros.
Com isso, o País chega ao total de vidas 337.364 vidas perdidas para o coronavírus, segundo o consórcio, e 336.947, se acordo com o Ministério.
O estado de São Paulo bateu um novo recorde de mortes por Covid-19 nesta terça-feira ao registrar 1.389 óbitos em 24h. Com isso, chega a 78.554 o número de vidas perdidas para a doença no estado.
Média móvel
A média móvel de mortes no país nos últimos sete dias ficou em 2.775. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de mais 22%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.
Já são 76 dias seguidos com a média móvel de mortes acima da marca de mil; o país completa agora 21 dias com essa média acima dos 2 mil mortos por dia; e é o 11º dia com a média acima da marca de 2,5 mil.
O levantamento do Ministério também indicou que foram confirmados mais 86.979 casos, totalizando 13.100.580.
Terceiro país a alcançar a marca
Segundo a plataforma Our World in Data, associada à Universidade de Oxford, apenas dois outros países já tiveram mais de 4 mil vítimas da doença em um só dia: os Estados Unidos, em janeiro deste ano, e o Peru, em agosto de 2020, após a revisão de números represados.
Desde o início de março, o Brasil é o país em que mais tem mortes diárias por COVID-19. Os Estados Unidos, que estão em segundo lugar nessa lista, tiveram 515 óbitos nesta segunda-feira, o último dado disponível, menos que a metade dos 1.319 registrados no Brasil no mesmo dia.
(Fontes: Ministério da Saúde, CNN e G1)
ORAÇÃO DO PAPA FRANCISCO PELO FIM DA PANDEMIA Que Deus detenha esta tragédia, que detenha esta pandemia. Que Deus tenha piedade de nós e que cesse também as outras pandemias tão ruins: a da fome, a da guerra, a das crianças sem instrução. E peçamos isso como irmãos, todos juntos. Que Deus nos abençoe a todos e tenha piedade de nós. Papa Francisco – 20 de maio de 2020 |