‘Peregrinos de Esperança’ em diferentes partes do Brasil

No domingo, 29, as arquidioceses e dioceses no Brasil celebraram a abertura do Jubileu 2025, com o tema “Peregrinos de Esperança”.

Em cada Igreja particular, em todo o mundo, os bispos reuniram o povo de Deus para uma caminhada em peregrinação até sua igreja Catedral, acolhendo a data escolhida Papa Francisco para essa abertura, a Festa da Sagrada Família. A seguir, veja com foram algumas das celebrações da abertura do Jubileu:

ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA

Os fiéis da Arquidiocese de Brasília (DF) se reuniram na Esplanada dos Ministérios para a celebração eucarística presidida pelo Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília, e concelebrada pelos bispos auxiliares e demais bispos convidados, além do clero arquidiocesano.

A missa teve início em frente ao Teatro Nacional, de onde os fiéis seguiram em peregrinação até o estacionamento da Cúria Metropolitana, ao lado da Catedral Nossa Senhora Aparecida, que será uma igreja de peregrinação jubilar do Distrito Federal durante o Jubileu 2025.

“Todos nós somos peregrinos, pois caminhamos rumo à eternidade, para o nosso encontro com Deus. Este é um caminhar cheio de esperança, porque somos amados por Deus. A nossa condição é de filhos e filhas muito amados pelo amor infinito de Deus”, frisou o Cardeal.

Após a bênção final, os fiéis seguiram em procissão até a Catedral, acompanhando a cruz que ficará no presbitério ao longo do Ano Jubilar.

(Fonte: Arquidiocese de Brasília)

ARQUIDIOCESE DE GOIÂNIA

A peregrinação na Arquidiocese de Goiânia partiu da Paróquia São José e seguiu até a Catedral Nossa Senhora Auxiliadora. A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom João Justino de Medeiros Silva.

(Fonte: CNBB)

LEIA TAMBÉM
Dom Odilo: ‘Que o Ano Jubilar renove em todos nós a chama viva da esperança’

ARQUIDIOCESE SÃO LUÍS DO MARANHÃO

Na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, os fiéis se reuniram na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no centro, e saíram em caminhada até à Catedral da Sé, em que aconteceu a missa de abertura do Jubileu, presidida por Dom Gilberto Pastana, Arcebispo, e concelebrada pelos padres das diversas paróquias. Durante a celebração foram entregues a cruz, símbolo do Jubileu, para todas as paróquias da Arquidiocese.

(Fonte: Instagram Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA

A abertura do Jubileu 2025 na Arquidiocese de Fortaleza teve início às 7h30, no Santuário Sagrado Coração de Jesus. De lá, os fiéis partiram em peregrinação até a Catedral Metropolitana, onde foi realizada a celebração eucarística.

Na homilia, Dom Gregório Paixão, Arcebispo Metropolitano, destacou que a esperança cristã é sólida, não decepciona.

“O seu fundamento não está no que nós podemos ou não fazer, nem no que podemos crer. O seu fundamento é o que de mais fiel e seguro possa existir, ou seja, o amor de Deus por nós”.

(Fonte: Instagram Arquidiocese de Fortaleza)

ARQUIDIOCESE DE MANAUS

A Arquidiocese de Manaus celebrou a abertura do Jubileu com a peregrinação iniciada na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, no centro histórico da capital amazonense, em direção à Catedral Nossa Senhora da Conceição. A Eucaristia foi presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano.

A cruz preparada para o Ano Santo em Manaus foi feita de forma artesanal, tendo ao centro o logotipo do Jubileu da Esperança e a união de nove madeiras. A obra reproduz a Cruz do Congresso Eucarístico realizado em Manaus em 1975.

(Fonte: CNBB)

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

Na Arquidiocese de Belém, o Ano Jubilar começou com uma peregrinação, que partiu da praça da Paróquia Santíssima Trindade até a Catedral Metropolitana. Centenas de fiéis caminharam em oração e cânticos, celebrando a unidade e a fé.
A missa de abertura do Ano Jubilar foi presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, reunindo representantes de todas as 107 paróquias da Arquidiocese, além de diáconos, religiosos e religiosas, comunidades de vida e aliança, associações, pastorais, movimentos e seminaristas.

(Fonte: Instagram Pascom Belém)

ARQUIDIOCESE DE PORTO ALEGRE

Na Arquidiocese de Porto Alegre, a procissão de abertura do Jubileu partiu da Igreja do Rosário, que também será uma igreja jubilar, até a Catedral Metropolitana Mãe de Deus. A missa foi presidida pelo Cardeal Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre e Presidente da CNBB. Cada vicariato da Arquidiocese terá uma Igreja jubilar, serão 13 no total.

(Fonte: CNBB)

ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA

Com início na Igreja São Gonçalo e em procissão até a Catedral de Vitória, a peregrinação abriu solenemente o Jubileu na Arquidiocese de Vitória. Fiéis e o clero da Arquidiocese participaram da celebração eucarística presidida por Dom Frei Dario Campos, OFM, até então Arcebispo Metropolitano.

(Fonte: Instagram Arquidiocese de Vitória)

ARQUIDIOCESE DE MARIANA

A Arquidiocese de Mariana abriu o Jubileu da Esperança por volta das 9h, na Igreja de São Pedro dos Clérigos, com a presença de centenas de fiéis.

A procissão de entrada desse primeiro momento foi precedida pelo Crucificado, símbolo esculpido especialmente para a ocasião, com o Cristo do século XVIII e a logomarcas o Jubileu 2025.

Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Mariana, fez a oração inicial e motivou a todos a bem viverem o momento e a acolherem todas as graças que o Ano Santo ofertar. Os peregrinos seguiram em caminhada até a Catedral da Sé, onde foi realizada a celebração eucarística.

(fonte: Instagram Arquidiocese de Mariana)

APURAÇÃO: Karen Eufrosino/O SÃO PAULO

Deixe um comentário