Processo de votação para escolha dos presidentes de 10 Comissões Episcopais da CNBB continua nessa quarta-feira, 26 de abril

O episcopado brasileiro segue na manhã dessa quarta-feira, 26 de abril, oitavo dia da 60a Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o processo de votação dos presidentes das Comissões Episcopais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Restam ainda representantes a serem eleitos para as Comissões de Doutrina da Fé, Ação Sociotransformada, Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Liturgia, Laicato, Vida e a Família, Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, Cultura e a Educação, Juventude e Comunicação.

Dessa vez, na parte da tarde, a partir das 15h30, os bispos retornam ao Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, para dar continuidade ao processo de votação. A previsão é a de que, se houver tempo, além das Comissões, os bispos também votem os 2 representantes da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), um titular e suplente, e os bispos que participarão do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade, em Roma.

Entre os escrutínios serão realizados os informes dos Organismos do Povo de Deus na Igreja no Brasil (Conferência dos Religiosos do Brasil, Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil, Comissão Nacional dos Presbíteros e Comissão Nacional dos Diáconos).

Como será a cobertura jornalística?

A assessoria organiza um espaço na entrada do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, para que, assim que eleitos, os bispos possam conceder breves entrevistas para os veículos de comunicação presentes, de forma coletiva.

Coletiva de imprensa

Participam da coletiva de imprensa dessa quarta-feira, às 15h, na Sala de Coletivas, três bispos que abordam os seguintes assuntos:

– Dom Francisco Biasin, bispo emérito de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) e presidente da Comissão para os Bispos Eméritos da CNBB, que falará sobre a atuação dos bispos eméritos no país e atribuições da Comissão;

– Dom Maurício Jardim, bispo de Rondonópolis (MT), que abordará a acolhida do XV Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) em sua diocese;

– Dom Gabriel Marchesi, bispo de Floresta (PE) e bispo referencial das Comunidades Ecleisias de Base, para tratar sobre a motivação do XV Intereclesial das CEBs, a ser realizado em julho de 2023.

Celebrações eucarísticas

Os bispos participam das celebrações eucarísticas às 18h30, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Nessa quarta, a missa com vésperas será em memória dos bispos falecidos e será presidida pelo arcebispo de Fortaleza (CE), dom José Antônio Tosi Marques.

Fonte: CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários