Projeto garante salário e sustento a agricultores de baixa renda na Diocese de Garanhuns (PE)

A iniciativa “Sementes do Semiárido”, contou com o apoio de recursos da Coleta da Solidariedade da Campanha da Fraternidade de 2019

projeto Sementes do Semiárido

De 11 de novembro de 2019 a 5 de maio de 2020, a Fundação Santuário das Comunidades Eclesiais de Base do Agreste Pernambucano desenvolveu o projeto Sementes do Semiárido com o apoio de recursos da Coleta da Solidariedade da Campanha da Fraternidade de 2019, realizada no Domingo de Ramos. As ações foram desenvolvidas nos sítios Cruz Nova, Cruz Velha e Oiteiro, localizados no entorno da comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, na zona rural de Garanhus (PE).

O projeto buscou gerar autonomia financeira e garantir a permanência de 12 famílias de agricultores de baixa renda no campo, sendo 16 homens, 18 mulheres, 17 crianças e adolescentes e 16 jovens. A produção agrícola no agreste pernambucano é majoritariamente de feijão e milho. Em função das secas, as famílias muitas vezes são obrigadas a mudar-se para outras regiões e para as cidades em busca da sobrevivência.

O Sementes do Semiárido teve como base a criação de um Centro de Incentivo às Atividades Agrárias, com foco na produção pecuária comunitária de ovinos e caprinos (cabras) e na construção de canteiros de hortas e pastagens voltado especialmente para adolescentes aprendizes e jovens.

Um dos jovens, beneficiados pelo projeto, no vídeo abaixo, afirma: “Que o projeto ensina que é possível conquistar o seu próprio salário e sustento sem ter que se descolar para os grandes centros urbanos e cidades e que em um lugar simples, a partir de sua origem, se pode chegar ao extraordinário”. Veja o vídeo abaixo:

Inclusão produtiva e permanência na terra

Segundo a Maria Aparecida de Lourdes Souza, responsável pela Fundação Santuário das Comunidades Eclesiais de Base do Agreste Pernambucano, o objetivo do projeto foi incluir adolescentes e jovens no aprendizado e na valorização das atividades agrárias, além de gerar renda para as famílias. Ela explicou que os aprendizes participaram semanalmente da rotina da comunidade, acompanhando a produção vegetal e o manejo de animais, trabalho feito a partir da orientação de técnicos voluntários do projeto.

“Estas ações buscam estabelecer um círculo comunitário de cooperação para produção animal e vegetal, gerando renda para as famílias e fixando diferentes gerações no campo. O principal resultado do projeto é a geração de renda para os beneficiários. Uma demonstração que é possível valorizar as suas raízes, permanecer e viver dignamente em comunidades rurais do agreste pernambucano”, disse.

Com o apoio técnico da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE), o projeto também ensinou técnicas de convivência com o semiárido como a captação e utilização das águas da chuva e a produção agroecológica de verduras, tubérculos e frutas, com incentivo para o cuidado com o meio ambiente e a segurança alimentar da comunidade.

Uma série de ações foram desenvolvidas com apoio de voluntários e técnicos mobilizados: reuniões, estudos de topologia da área, preparação do solo, construção do aprisco, instalação de telas e porteiras para a divisão das áreas de pastejo, preparação da área de plantio de milho, montagem de estrutura para aproveitamento de águas das chuvas, preparação de mudas e plantio da horta, instalação de estrutura hidráulica, colheita.

Fundo Nacional de Solidariedade

A Campanha da Fraternidade tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, os quais apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha.

Em 2019, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) distribuiu a quantia de R$3.814.139,81, atendendo a mais de 238 projetos. Em 2020, por causa da pandemia, não ocorreu arrecadação. Conheça alguns projetos apoiados pelo FNS. O portal da CNBB está divulgando, desde o dia 10 de fevereiro, uma série de matérias sobre cada um dos projetos apoiados em 2019.

Desde 2018, o FNS disponibiliza um site onde é possível acompanhar e saber como anda a evolução da prestação de contas dos projetos, por meio do Portal da Transparência que pode ser acessado pelo site: www.fns.cnbb.org.br. Nele, há uma relação completa dos projetos aprovados.  A CNBB também presta contas ao Ministérios da Cidadania e Justiça, Ministério Público e ao Conselho de Assistência Social (CAS).

(Com informações de CNBB)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários