Projeto que investiga o uso de jogos no processo de aprendizagem busca voluntários

 NeiFo/Pixabay)

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) buscam voluntários para um projeto que investiga os processos de aprendizagem simbólica a partir do uso de um procedimento gamificado, ou seja, baseado em jogos.

O termo gamificação, que tem se tornado bastante popular, se refere ao uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos

O estudo é conduzido por Alceu Regaço, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar, bolsista da FAPESP e orientando do professor Júlio César de Rose, do Departamento de Psicologia da UFSCar.

O objetivo é testar uma versão gamificada de um procedimento de ensino computadorizado. “Esse procedimento pode ser empregado, por exemplo, no ensino de crianças com dificuldade em leitura e escrita ou mesmo para o ensino de conteúdo escolar. Gamificar esse processo pode nos ajudar a aplicá-lo em contextos mais amplos, aumentar o engajamento e melhorar a performance dos aprendizes”, aponta o mestrando, em entrevista para a Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar.

Pode participar da pesquisa qualquer pessoa maior de 18 anos e que possua um computador com internet. A participação é inteiramente on-line e dividida em duas etapas. No primeiro dia, o procedimento dura no máximo uma hora e, no segundo dia, que ocorre uma semana depois, leva cerca de dez minutos.

Os interessados devem entrar em contato com o pesquisador responsável, pelo e-mail alceureg@gmail.com ou pelo telefone/WhatsApp (11) 99419-0099.

(Com informações de Agência FAPESP)

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