Evento da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP será nesta quinta-feira, dia 30, às 19 horas
Psicologia Indígena e Educação: Experiências em Debate é o nome do minicurso que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vai promover nesta quinta-feira, dia 30, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da cátedra no YouTube. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrição.
Entre os temas a serem debatidos estão as atividades da Rede de Atenção à Pessoa Indígena do Instituto de Psicologia da USP. Essa rede teve origem em ações realizadas por docentes e estudantes do instituto em comunidades indígenas de Parelheiros, bairro do extremo sul da capital paulista, em 2012. Em dez anos de atividades, foram promovidos centenas de eventos em comunidades indígenas de São Paulo e do litoral paulista, como oficinas de teatro e música, projetos de turismo e encontros com anciãos – visando à transmissão de conhecimentos ancestrais dos mais velhos para os jovens.
Outros temas que o minicurso abordará são os desafios para a implementação do ensino de história e cultura indígena no currículo oficial da rede de ensino, o direito à educação escolar diferenciada estabelecido na Constituição de 1988 e a questão dos indígenas na história da educação do Brasil, desde o período colonial até hoje. Psicologias indígenas e diversidade epistemológica e Virada ontológica e virada ética na construção do conhecimento científico também são temas previstos no evento.
O minicurso será ministrado por uma equipe de sete educadores: Bernadete Castro, Briseida Dôgo de Resende, Danilo Silva Guimarães, Fraulein Vidigal de Paula, Jessica Corrêa, Paula Rasia e Rafael Ma.
O minicurso Psicologia Indígena e Educação: Experiências em Debate, promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, será realizado nesta quinta-feira, dia 30, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da cátedra no YouTube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Serão fornecidos atestados de participação. Mais informações estão disponíveis no site da cátedra.
Fonte: Jornal da USP