Dom Carlos Lema: ‘Que a luz de Cristo gloriosamente ressuscitado dissipe as trevas do coração e da mente’

Luciana Tabith

No Sábado Santo, 16, Dom Carlos Lema Garcia presidiu a cerimônia da Vigília Pascal na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, Setor Pastoral Jardins, tendo como concelebrantes os Padres Michelino Roberto, Pároco, e Bruno Muta Vivas.

Em total silêncio, a Vigília se iniciou fora da igreja com o ritual do fogo e da luz, que evoca a Ressurreição de Jesus. Após a bênção do Círio Pascal e a inserção dos cinco grãos que representam as cinco chagas da crucifixão de Cristo, os fiéis adentraram na igreja escura, com velas acesas, até o Círio ser colocado no altar, momento a partir do qual as luzes são acesas e a celebração continua.

Dom Carlos iniciou a homilia dizendo que esta celebração é o ponto culminante do ano litúrgico, celebração central de toda a igreja, iniciada com a liturgia do povo e a bênção do Círio Pascal, com o anúncio do que é esperado: “Que a luz de Cristo gloriosamente ressuscitado dissipe as trevas do coração e da mente. Estamos aqui hoje porque atravessamos o Mar Vermelho pelas águas do Batismo, pois hoje seguimos a luz do Círio Pascal que nos indica o caminho da vitória. Podemos deixar para trás tudo aquilo que nos separa de Deus e do outro, e começar uma vida segundo Deus, uma vida elevada”.

Após a homilia, Dom Carlos convocou a comunidade a renovar as promessas do Batismo com as velas acesas pela luz do Círio Pascal abençoado. Ao término da celebração, ao som do “Aleluia”, fiéis entraram com a imagem do Cristo Ressuscitado, e Dom Carlos proclamou: “Cristo ressuscitou e está entre nós!”.

Centro Pastoral da Região Sé

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários