Conheça a história de dois casais que tiveram suas vidas transformadas por meio de lives e conteúdos da internet
A tecnologia digital ganha espaço na Igreja Católica, que tem utilizado os diferentes meios para levar os ensinamentos de Jesus às pessoas. E muitas delas experimentam o amor de Deus e dão testemunho de mudança de vida com orações e pregações realizadas por meio de lives na internet.
Assim como na sociedade, a era digital está presente na vida das comunidades e a Igreja acompanha essa evolução sem perder o “amor ao próximo”, devendo os fiéis estarem atentos uns aos outros, como recomenda o documento Rumo à presença plena: uma reflexão pastoral sobre a participação nas redes sociais.
E com a facilidade de acesso à internet, as pessoas têm buscado cada vez mais conteúdos para crescer na dimensão da espiritualidade e, assim, os meios de comunicação evangelizadores vêm alcançando um número maior de pessoas, o que possibilita o anúncio do Evangelho a mais corações.
Aos comunicadores cristãos também compete buscar ser dóceis à ação do Espírito Santo, vivendo o exemplo do Bom Samaritano, como relata o Evangelho segundo Lucas: “Mas um samaritano, estando de viagem, chegou aonde se encontrava o homem e, quando o viu teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois, colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele” (cf. Lc 10,33-34).
E este amor de Deus vivido e anunciado pelos comunicadores que fazem uso das redes sociais e de outros meios de comunicação para evangelizar tem surtido efeito na vida daqueles que estão distantes dos sacramentos.
O Rosário da Madrugada mudou a vida de Lisa
Lisa Soares é moradora da Zona Leste de São Paulo. Ela teve sua vida transformada por meio das lives de evangelização.
Por dois anos, ela manteve um relacionamento a distância, até que resolveu morar junto com o seu namorado. Lisa nunca teve vontade de se casar na Igreja. Eles frequentavam a missa aos domingos, e na hora da comunhão, comungavam espiritualmente, o que a deixava muito mal. Pelo Facebook, Lisa recebeu um convite para acompanhar o Rosário da Madrugada, às 4h. A live orante era um retiro de Quaresma na internet, no qual se rezava o Rosário na frente de Jesus Eucarístico.
Na ocasião, o pregador falava sobre a importância do sacramento do Matrimônio. Lisa sentiu-se tocada em seu coração pelo desejo de receber Jesus Eucarístico. Aumentou, então, a vontade de se casar para poder comungar.
Na liturgia do domingo seguinte, a tristeza tomou conta do seu ser no momento em que as pessoas formaram a fila para receber a Eucaristia: “Era como se eu estivesse rejeitando o Senhor”, comentou a jovem.
Naquele mesmo dia, Lisa tomou a decisão de se casar na Igreja. Marcou o casamento sem ter muito planejamento: “Se Deus colocou a vontade no meu coração, é porque Ele vai fazer este ‘casamento sair’”, recordou.
“Deus preparou todos os detalhes do meu casamento. Foi nas lives do Rosário da Madrugada, às 4h, que consegui ter a experiência da reconciliação com Deus e a direção para passar a receber a Sagrada Comunhão na Santa Missa”, recordou emocionada.
A partir de um testemunho, Daniel e Carla se decidiram pelo Matrimônio
O anúncio do Evangelho por meio das novas tecnologias também pode se tornar um bálsamo espiritual e de cura para os corações machucados, seguindo exemplo do que fez o Bom Samaritano, que cuidou das feridas do seu próximo.
Daniel de Padua e Carla Lourenço, empreendedores da cidade de Itatiba (SP), namoravam havia sete anos. Planejavam construir uma vida juntos. A jovem queria se casar na Igreja, mas Daniel desejava apenas no cartório.
Em uma tarde de sábado após o trabalho, Daniel, preocupado com os compromissos, resolveu visitar a sua tia em São Paulo. Carla, percebendo o seu abatimento, decidiu acompanhá-lo na viagem.
A tia compartilhou com o casal a experiência que estava vivendo por meio das lives orantes, e como estava fazendo bem para o seu casamento. Também contou como sentia o cuidado de Deus na vida familiar e as graças recebidas.
Daniel e Carla se sentiram tocados pelo testemunho que ouviram. Ao voltar para casa, eles decidiram se casar na Igreja. “Vamos fazer a vontade de Deus, precisamos do sacramento do Matrimônio” disse Carla.
Ela, sabendo que Daniel não tinha a primeira Comunhão e a Crisma, o convenceu de que era preciso que ele fizesse a catequese. Também pediu a Daniel que convidasse Felipe, irmão do empreendedor, para que se preparasse para esses sacramentos.
Os dois irmãos concluíram a catequese da primeira Comunhão e da Crisma. Felipe começou a servir a Deus na Pastoral da Acolhida, e Daniel estava pronto para receber o sacramento do Matrimônio.
Recentemente, o casal completou um ano de Matrimônio. “A preocupação que me levou para a casa da minha tia, e o testemunho dela foram uma mediação que Deus usou para que pudéssemos conhecer o verdadeiro amor Dele por nós”, completou Daniel.
Esses testemunhos mostram que as redes sociais, além de poder transformar vidas, ao levar o amor de Cristo aos corações desolados, deprimidos, resgatando o valor e o sentido da vida, podem colaborar para o retorno das pessoas à comunidade e a participação nos sacramentos.