Regional Sul 1 da CNBB realiza 25º Encontro Estadual da Pascom

Cerca de 100 agentes de 25 dioceses paulistas participaram da atividade que teve como tema ‘Rumo à presença plena: a Pascom numa Igreja sinodal’

Foto: Priscila Silveira

Entre os dias 10 a 12, aconteceu o 25° Encontro Estadual da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul 1 da CNBB, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), com o tema “Rumo à presença plena: a Pascom numa Igreja sinodal”, e lema “Comunicar a verdade no amor”.

Com a presença on-line de Dom Valdir José de Castro, Bispo da Diocese de Campo Limpo e Presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB; de Dom João Bosco Barbosa de Sousa, Bispo de Osasco (SP) e Referencial da Pastoral da Comunicação no Regional; e de Marcus Tullius, coordenador geral da Pascom Brasil, o encontro destacou a caminhada para a construção de uma Igreja sinodal e comunicativa.

Durante o final de semana, os participantes trataram sobre a essência da Pascom, por intermédio de momentos de formação conduzidos pelo pesquisador e doutor em comunicação, Marcello Zanluchi.

O doutor em comunicação apresentou a visão integral da Pascom, o alicerce, retomando a mídia primária, o corpo. Resgatou o sentido da palavra “pastoral” que vem antes de “comunicação”, ao recordar a figura do Bom Pastor, que foi o comunicador perfeito do Pai. Destacou a importância da escuta que possibilita a criação de vínculo, de comunhão, de proximidade e de afeto, que nos colocam na trilha da comunhão dialógica, que leva a estabelecer trocas com o outro, fazer-se próximo, a exemplo do Bom Samaritano.

“Comunicar a verdade, a partir de uma lógica do amor, ultrapassa as ondas do rádio, as linhas do jornal, os sinais da TV e da internet, já que nossa vocação humana nos chama a construir uma relação concreta com quem está à minha frente ou nas periferias existenciais das nossas comunidades. Por isso, a missão da Pascom e de cada batizado é de abrir processos para que se realize e estabeleça uma cultura do encontro, numa lógica da comunicação pelo contato e pelo cuidado, buscando a transcendência pelo relacionamento com o outro, não esquecendo que nosso corpo é uma mídia primária e, para o Papa Francisco, o tato seja o principal dos sentidos”,  disse o doutor em comunicação.

Marcello Zanluchi indagou os participantes sobre como fazer-se próximo das pessoas no uso dos meios de comunicação e no novo ambiente criado pelas tecnologias digitais? A resposta está na parábola do Bom Samaritano, que é também uma parábola do comunicador.

Divididos em grupos, os participantes do encontro realizaram oficinas com as seguintes temáticas: atualização do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Doc.99); Mídias Sociais – estratégias para gerar engajamento; Assessoria de Comunicação – Institucional e Pascom; Inteligência Artificial na produção de áudio e vídeo.

Participaram do encontro estadual coordenadores diocesanos e alguns padres assessores de 25 dioceses paulistas. O evento também contou com a presença do Secretário Executivo do Regional Sul 1, Padre Leandro Megeto, que dirigiu suas palavras de encorajamento, unidade, e desejo de continuar a caminhada junto com a Pascom.

A Arquidiocese de São Paulo esteve representada pela Irmã Viviani Moura, vice-coordenadora da Pascom Arquidiocesana, e pelos coordenadores da Região Brasilândia, Antonio Dominici Filho e Priscila Silveira Rocha.

Foto: Irmã Viviani

AVALIAÇÕES

A coordenadora da Pascom no Regional Sul 1, Edite de Oliveira Neves, fez uma síntese do encontro: “Comunicar sempre com verdade e com amor. Esse encontro renovou nosso ardor missionário, e nossa vontade de ir além”.

Irmã Viviani Moura, paulina, e vice-coordenadora da Pascom Arquidiocesana, destaca que a oportunidade de participar do encontro foi uma grande graça, e serviu para confirmar ainda mais o quanto Jesus é o modelo para nós pasconeiros. No Evangelho encontramos que: “O Bom Pastor conhece as suas ovelhas e elas reconhecem a sua voz”. Ou seja, é difícil transmitir um conteúdo tão profundo e autêntico como o Evangelho, sem tecer um relacionamento com as pessoas que se quer atingir, sem conhecê-las. Pastoral da Comunicação é relação, destacou a religiosa.

Para o coordenador da Pascom na Região Brasilândia, Antonio Dominici Filho, o encontro foi provocativo e inspirador: “Um encontro renovador, que reforçou o sentido de ser Pascom e quebra de paradigmas quando falamos em comunicação. Cheio de propostas necessárias para comunicar nos dias de hoje”.

“Para mim, o encontro significou uma conexão de propósitos da pastoral e da minha vida. Pelo interesse genuíno pela essência do ser humano conseguimos engajar, encantar pela experiência fomentando o anúncio do Evangelho; em busca contínua pela proximidade, ternura e comunhão no caminho da sinodalidade”, enfatizou Priscila Silveira Rocha, da Região Brasilândia.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários