As iniciativas da Igreja Católica diante das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre o final de abril e o início de maio deste ano foram reunidas numa publicação disponível para download. A revista “Gente à frente” foi lançada pelo Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com um panorama das iniciativas desenvolvidas no âmbito eclesial, com destaque à destinação de 16 milhões de reais para ações de apoio aos atingidos.A publicação foi produzida pelo Regional Sul 3 da CNBB em parceria com as Universidades Católicas do Rio Grande do Sul. O objetivo é compartilhar a proximidade e a ajuda realizadas pela Igreja Católica, por meio das arqui/dioceses, congregações religiosas e instituições de ensino durante a catástrofe climática, contemplando especialmente as ações realizadas no período entre o final de abril até o início de julho.
Com 90 páginas, a edição conta com artigos especiais, testemunhos e matérias distribuídas em quatro eixos: meio ambiente, economia solidária, espiritualidade e amizade social.
Em seu artigo na revista, o Arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente do Regional Sul 3 da CNBB, Dom Leomar Antônio Brustolin, recorda a acolhida feita pela Igreja aos desabrigados, cujo compromisso fez com que as comunidades assemelhassem-se a Hospitais de Campanha que socorreram as emergências.
“Gente à frente é uma publicação que pretende ser um gesto de gratidão a todos que se uniram para mitigar o sofrimento e recuperar a esperança. Se alguém perguntar onde estava a Igreja nas enchentes de maio, a resposta é clara: estava e está onde o povo sofredor se encontra. É Gente à frente, priorizando gente. Gente que se voluntariou e primeireou em ajudar, gente que cuidou do que temos de mais precioso no Estado: as pessoas”, reforçou Dom Leomar.
Corações unidos
O editorial explica que “a revista foi produzida por muitas mãos, muitas mentes, mas, em especial, por muitos corações” e narra:
Foram incontáveis as vezes em que os jornalistas envolvidos se viram com olhos marejados, tomados por uma tristeza que só era superada, em parte, quando sentiam a corrente de solidariedade vinda de todos os lados do planeta, dando estímulo e esperança de continuidade ao nosso povo.
O texto continua:
Desejamos que o conteúdo aqui trazido, o qual contém recortes da dor e sofrimento dos gaúchos neste tempo, ajude a criar uma cultura de cuidado com os nossos semelhantes, com o meio ambiente e com a preservação da natureza. Parafraseando o Hino do Rio Grande do Sul, que as façanhas (tristes), vividas por este povo aguerrido e bravo nesta catástrofe climática sirvam de modelo a toda terra, promovendo uma maior consciência dos valores humanitários e da organização do uso dos recursos naturais da nossa Casa Comum.
Distribuição
A Revista será entregue gratuitamente durante esta semana nas 18 Arqui/Dioceses gaúchas, com o envio de 2 mil exemplares a cada uma. Para cada uma das outras 262 Arqui/Dioceses e prelazias do Brasil, serão enviados 10 exemplares, também como forma de agradecimento e prestação de contas.
Além disso, a Revista está disponível para leitura digital e para download: Revista Gente à frente.
Fonte: CNBB