
Na intenção de contribuir para a Conferência do Clima da ONU, que acontecerá em novembro, em Belém (PA), foi publicada a Cartilha ABC da COP, lançada pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam).
O subsídio busca traduzir conceitos complexos em uma linguagem acessível, favorecendo o conhecimento sobre a COP30 e permitindo que a população em geral, comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e extrativistas compreendam melhor o impacto deste evento e saibam como podem se engajar ativamente nas discussões globais.
A cartilha apresenta explicações claras sobre os principais temas da COP30 e sua relevância para o combate à crise climática; traz informações sobre o papel fundamental das comunidades amazônicas no enfrentamento das mudanças climáticas e na preservação da biodiversidade; oferece orientações práticas sobre como essas comunidades podem se preparar para participar e influenciar os debates.
O material também apresenta exemplos inspiradores de iniciativas locais que estão fazendo a diferença, além de um glossário de termos climáticos que visa a facilitar a compreensão dos conceitos técnicos.
A cartilha pode ser baixada gratuitamente em formato digital, por meio do link: https://repam.org.br/cop30/abc-das-cops/.
(Fonte: Repam)