Salesianos organizam II Seminário de Bens Culturais da Igreja

Atividade acontecerá em São Paulo, nos dias 26 e 27 de agosto. Inscrições de trabalhos podem ser feitas até 9 de abril e como ouvintes até 15 de agosto

Salesianos organizam II Seminário de Bens Culturais da Igreja

O Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB), em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) e o apoio da Vestes e Ornatos, promove o II Seminário de Bens Culturais da Igreja, que acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto de 2022, das 8h às 18h, no Campus Pio XI (Auditório Padre Luiz Garcia de Oliveira – Rua Pio XI, 1.100, Alto da Lapa, em São Paulo).

Em sua segunda edição, o Seminário de Bens Culturais da Igreja tem como tema “Ordens e novas congregações religiosas: missões e reflexos na cultura brasileira”, um convite à reflexão sobre esta temática tão pouco explorada ou mesmo conhecida.

As congregações religiosas que chegaram ao Brasil entre os fins do século XIX e meados do século XX foram as responsáveis pelas missões apostólicas, cada uma delas obedecendo às regras específicas de seus fundadores, fazendo com que diversos setores da vida social fossem contemplados, entre eles, os ligados à educação e ao trabalho.

Os convidados para esta edição são religiosos, pesquisadores, profissionais das áreas de arquitetura e arquivo, compreendendo a necessidade do estabelecimento do diálogo interdisciplinar, necessário ao trabalho de preservação e conservação dos bens culturais da Igreja, sejam estes produzidos ou custodiados pelas instituições religiosas, mesmo pesquisados por interessados no assunto.

O II Seminário de Bens Culturais da Igreja tem como missão agregar pessoas interessadas do meio acadêmico, profissional, estudantes e demais interessados, cuja premissa é a troca de informações e geração de conhecimentos que visam a conscientização quanto a proteção e a difusão destes bens, sejam do ponto de vista pastoral quanto patrimônio cultural.

Para aqueles que desejam apresentar trabalhos, as inscrições já estão abertas desde o dia 26 de fevereiro e seguem até o 9 de abril de 2022. E como ouvinte, as inscrições seguem até 15 de agosto de 2022. Os certificados do evento serão enviados por e- mail a partir de 1º de setembro de 2022.

Todo o regulamento para a participação, o edital, assim como os modelos para submissão dos trabalhos estão disponíveis no site do evento.

Deixe um comentário