Setor Educação da CNBB lança E-book em preparação ao XXI Encontro Nacional da Pastoral da Educação

No caminho de preparação ao XXI Encontro Nacional da Pastoral da Educação a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação lança nesta semana o E-book “Texto de Trabalho” que oferece reflexões acerca do tema do encontro “Pastoral da Educação: centralidade, identidades e missão”.

Divulgação

O encontro será ser realizado de forma híbrida de 19 a 21 de agosto com um grupo presencial em Goiânia (GO) e com transmissão ao vivo pelo canal “Cultura e Educação CNBB” no do YouTube. A formação tem como objetivo refletir, partilhar e traçar caminhos para fortalecer a presença evangelizadora nos múltiplos espaços educativos do Brasil. Em parceria com a PUC Goiás, será oferecido certificado de 10h aos participantes do encontro.

Segundo o assessor do Setor Educação da comissão, padre Júlio César Evangelista Resende, o “E-book é um instrumento para ajudar nas reflexões e partilhas dos diversos grupos da Pastoral da Educação presentes nas muitas e diversas realidades do nosso país no caminho de preparação e vivência do XXI ENAPE. Este material poderá ser utilizado em escolas, comunidades, paróquias e centros educativo como meio de estudo e partilha tanto a nível pessoal como comunitário”, destaca.

O material apresenta os temas que nortearão o XXI Encontro Nacional indicando a centralidade da missão na pessoa de Jesus Educador, as identidades da ação pastoral com sua pluralidade de rostos e vozes, assim como as propostas da Aldeia Educativa à luz do Pacto Educativo Global.

O E-book aponta algumas indicações de ação pastoral e educativa a partir dos persistentes desafios ocasionados pela pandemia. Ao final do E-book algumas perguntas são apresentadas com objetivo de facilitar as rodas de conversa. O fruto dessas partilhas deverá ser enviado por e-mail ao Setor Educação (educacao@cnbb.org.br).

Para a professora Rita de Cássia Chagas Henriques da Pastoral da Educação da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), “O e-book do XXI ENAPE anima e motiva os agentes da Pastoral da Educação na preparação para este evento. Traz profundas reflexões sobre nosso papel e missão, no contexto conturbado da Educação na pandemia, como leigos e leigas em saída e também considerando diversas perspectivas de atuação da Pastoral da Educação em diferentes ambientes, suas possibilidades identitárias e a nossa responsabilidade no âmbito do Pacto Educativo Global. É uma leitura que ensina, encoraja e direciona nossa atuação”, aponta.

CLIQUE AQUI E BAIXE O E-BOOK

Inscrições:

Link para inscrições: forms.office.com/r/Q7zaxsp1Hx

Fonte: CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários