Sociedade de Pediatria de SP realiza a campanha Fevereiro Safira

Objetivo é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com o bebê desde a gestação até os primeiros anos de vida

Sociedade de Pediatria de São Paulo

A campanha Fevereiro Safira – Primeiros mil dias: pelo futuro das crianças tem o objetivo de conscientizar a comunidade médica e a população sobre a importância dos cuidados com o bebê nessa fase, que compreende os 270 dias de gestação somados aos dois primeiros anos de vida (730 dias). Esse período é fundamental para que a criança possa atingir o seu potencial máximo de crescimento e desenvolvimento.

“Durante os mil dias é possível impactar na redução da mortalidade e danos ao crescimento e neuro-desenvolvimento futuro da criança. Pode-se, também, evitar as denominadas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) durante a fase de vida adulta, como a síndrome metabólica – caracterizada por diabetes, dislipidemia e hipertensão arterial – e, ainda, alguns tipos de cânceres. Nessa fase, mecanismos epigenéticos, que podem alterar a estrutura do DNA, determinam o aparecimento dessas doenças, portanto evitar a subnutrição e a obesidade durante os mil dias é crucial na prevenção das DCNT”, afirmou Claudio Barsanti, coordenador das Campanhas da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP).


A abordagem da campanha contempla diversos aspectos. Enquanto gestante, a preocupação materna deve ser com o controle de saúde no pré-natal e a nutrição, que deve ser orientada com atenção, pois o déficit em nutrientes pode ocasionar bebês com baixo peso ao nascer e prematuridade e, em excesso, pode ocasionar recém-nascidos com peso aumentado. Além disso, recomendações sobre o estilo de vida da gestante, evitando o fumo e, sobretudo, o álcool, como preconizado pela campanha de prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), promovida pela SPSP, são de primordial importância.

Após o nascimento, além da nutrição, estímulos familiares e ambientais, visando o desenvolvimento mental e a prevenção de distúrbios emocionais dos pequenos, e ainda cuidados com a saúde e vacinação da gestante e da criança são o foco da campanha. Por isso, o pediatra é fundamental para acompanhar o crescimento e estimular a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida, continuando até os dois anos, juntamente com o alimento complementar.

A SPSP, por meio de seu Grupo de Trabalho dos Mil Dias, que coordena a campanha, quer colaborar com os gestores de saúde pública e sociedade civil na implementação de ações que possam contribuir na formação do capital humano e qualidade de vida futura da criança.

“A escolha desse período da vida para esta importante campanha da SPSP se deve ao crescimento acelerado, tanto físico quanto do sistema nervoso – cerca de 80% do cérebro se desenvolve nesta fase – e a importância dos nutrientes e estímulo adequados que favoreçam a saúde e o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança para a fase adulta”, disse Rubens Feferbaum, coordenador do Grupo de Trabalho dos Mil Dias da SPSP.

(Com informações de Sociedade de Pediatria de São Paulo)

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter