ONG fundada pelo Movimento Regnum Christi, em Monterrey, no México, está no Brasil desde os anos 2000, com diferentes projetos perante as vulnerabilidades sociais

Por meio do acolhimento, da escuta, da promoção humana e da educação em valores, a ONG Sonhar Acordado vem transformando vidas e impactando gerações. Fundada em 1988, por um grupo de jovens do Movimento Regnum Christi, em Monterrey, no México, a iniciativa nasceu da inquietação diante das grandes carências sociais, sobretudo as que afetam a infância mais vulnerável. A proposta era simples: unir e reunir voluntários dispostos a fazer o bem, oferecendo tempo, cuidado e atenção a crianças e adolescentes em situação de risco, promovendo a vivência de virtudes e valores humanos.
Desde o ano 2000, a Sonhar Acordado está no Brasil, hoje em 12 cidades: São Paulo, Campinas (SP), Jundiaí (SP), São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro, Fortaleza (CE), Recife (PE), Brasília (DF), Curitiba (PR), Joinville (SC), Caxias do Sul (RS) e Porto Alegre (RS). Por meio de diferentes projetos, atua na formação de jovens líderes e voluntários, que se tornam multiplicadores de esperança e agentes de transformação social.
CORRENTE DO BEM

Camille Nascimento Santos, 22 anos, é um desses exemplos. Ela conheceu a ONG aos 14: “Ali vi desabrochar novos horizontes e possibilidades”, assegura.
“Sempre fui uma criança pensativa, crítica e questionadora. Queria mudar a situação da minha família, queria cursar faculdade. A ONG me ajudou a aprofundar os valores e descobrir minha vocação: o marketing”, revela Camille.
Ela é voluntária na entidade desde os 19 anos, segundo ela, como forma de retribuir todo o bem que recebeu o que recebeu. Camille avalia que o impacto das ações vai além da criança e jovem atendida: “são uma verdadeira corrente do bem que abre portas para alimentar um novo futuro. Transformam a vida da criança, do jovem e também da família. A mudança começa de dentro para fora”.
“É gratificante ver vidas e sonhos transformados. Os atendidos chegam de um jeito e saem de outro. Isso é motivador”, afirma.
Bruno César Galetti, 32, é o diretor da ONG na capital paulista. Em entrevista ao O SÃO PAULO, ele reforçou que a missão da entidade vai além do social. “É um apostolado social e espiritual, é uma forma evangelística de reavivar sonhos, despertar o potencial dos atendidos e inseri-los no mercado de trabalho”, afirmou.
“Os atendidos vêm de situação de vulnerabilidade. Muitos estão inseridos em áreas de violência, drogadição. Mostrar que é possível sonhar, buscar novas oportunidades é nossa missão e compromisso que nos move”, contou Galetti.
Desde 2006, em São Paulo, a ONG já transformou a vida de mais de 10 mil crianças e jovens por meio de diferentes projetos.
EM AÇÃO
A ONG Sonhar Acordado desenvolve uma série de projetos contínuos e eventos que aproximam voluntários e beneficiados. Um deles é o “Amigos para Sempre”, voltado a crianças de 6 a 12 anos, que busca o fortalecimento de valores humanos por meio de dinâmicas, brincadeiras e momentos educativos, que ao final de cada semestre culminam em um grande encontro de integração.
Já o projeto “Preparando para o Futuro” atende adolescentes e jovens de 13 a 17 anos em situação de vulnerabilidade. A proposta é desenvolver habilidades socioemocionais, incentivar o empreendedorismo, oferecer vivências de valores e preparar os jovens para o mercado de trabalho.
“Queremos que eles sejam protagonistas da própria história, com motivação e autoconhecimento”, destacou Galetti.
O projeto “Sonhando Juntos”, por sua vez, leva esperança a crianças e adolescentes com síndromes, deficiências, doenças crônicas ou em fase terminal. Com o apoio de voluntários capacitados, são realizadas atividades mensais recreativas e educativas, sempre com o objetivo de descobrir e, quando possível, realizar os sonhos dessas crianças. “É um trabalho que renova a fé e a esperança dos atendidos e suas famílias, mesmo em meio às dificuldades”, disse o diretor.
A alfabetização também é incentivada com criatividade e sensibilidade no projeto “Contando um Sonho”, que promove o hábito da leitura e o desenvolvimento da escrita por meio do teatro e da contação de histórias. A cada semestre, as crianças elaboram, com o apoio dos voluntários, um roteiro teatral que é encenado no evento de encerramento chamado “Big Show”.
2 GRANDES EVENTOS

Além dos projetos contínuos, dois grandes eventos marcam o calendário anual da ONG. O primeiro é o “Dia dos Sonhos”, que acontece em julho e proporciona uma experiência lúdica e formativa para crianças e pré-adolescentes. Por meio de brincadeiras e oficinas, os valores trabalhados ao longo do semestre são reforçados de forma leve e divertida.
O segundo evento é a “Festa de Natal”, um momento em que os pequenos recebem carinho, atenção e um presente especial das mãos do Papai Noel, além de participarem de oficinas e apresentações artísticas.
O diretor enfatizou que nos eventos realizados são em média 500 crianças e adolescentes atendidos e mais 750 voluntários envolvidos. Já nos projetos contínuos são em média 205 atendidos e 160 voluntários atuando.
SER VOLUNTÁRIO
Para Bruno Galetti, ser voluntário na Sonhar Acordado é muito mais do que doar tempo. “É um doar-se por inteiro. É promover a mudança na vida de crianças e jovens, despertando nelas o potencial de cada uma e proporcionando a inserção no mercado de trabalho. Sobretudo, é ver cada atendido sendo protagonista da sua própria história”, finalizou.
Atualmente, a ONG Sonhar Acordado atua em parceria com a Missão Belém, no Largo do Belenzinho, na zona Leste de São Paulo, além de realizar atendimentos e atividades em comunidades da zona Norte, como no bairro de Santana.
