Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

‘Sonhar Acordado’: projeto amplia perspectivas de oportunidades para crianças e jovens

ONG fundada pelo Movimento Regnum Christi, em Monterrey, no México, está no Brasil desde os anos 2000, com diferentes projetos perante as vulnerabilidades sociais

‘Sonhar Acordado’: projeto amplia perspectivas de oportunidades para crianças e jovens - Jornal O São Paulo
Bruno César Galetti, diretor da ONG na capital paulista

Por meio do acolhimento, da escuta, da promoção humana e da educação em valores, a ONG Sonhar Acordado vem transformando vidas e impactando gerações. Fundada em 1988, por um grupo de jovens do Movimento Regnum Christi, em Monterrey, no México, a iniciativa nasceu da inquietação diante das grandes carências sociais, sobretudo as que afetam a infância mais vulnerável. A proposta era simples: unir e reunir voluntários dispostos a fazer o bem, oferecendo tempo, cuidado e atenção a crianças e adolescentes em situação de risco, promovendo a vivência de virtudes e valores humanos.

Desde o ano 2000, a Sonhar Acordado está no Brasil, hoje em 12 cidades: São Paulo, Campinas (SP), Jundiaí (SP), São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro, Fortaleza (CE), Recife (PE), Brasília (DF), Curitiba (PR), Joinville (SC), Caxias do Sul (RS) e Porto Alegre (RS). Por meio de diferentes projetos, atua na formação de jovens líderes e voluntários, que se tornam multiplicadores de esperança e agentes de transformação social.

CORRENTE DO BEM

‘Sonhar Acordado’: projeto amplia perspectivas de oportunidades para crianças e jovens - Jornal O São Paulo
Camille em ação no projeto

Camille Nascimento Santos, 22 anos, é um desses exemplos. Ela conheceu a ONG aos 14: “Ali vi desabrochar novos horizontes e possibilidades”, assegura.

“Sempre fui uma criança pensativa, crítica e questionadora. Queria mudar a situação da minha família, queria cursar faculdade. A ONG me ajudou a aprofundar os valores e descobrir minha vocação: o marketing”, revela Camille.

Ela é voluntária na entidade desde os 19 anos, segundo ela, como forma de retribuir todo o bem que recebeu o que recebeu. Camille avalia que o impacto das ações vai além da criança e jovem atendida: “são uma verdadeira corrente do bem que abre portas para alimentar um novo futuro. Transformam a vida da criança, do jovem e também da família. A mudança começa de dentro para fora”.

 “É gratificante ver vidas e sonhos transformados. Os atendidos chegam de um jeito e saem de outro. Isso é motivador”, afirma.

Bruno César Galetti, 32, é o diretor da ONG na capital paulista. Em entrevista ao O SÃO PAULO, ele reforçou que a missão da entidade vai além do social. “É um apostolado social e espiritual, é uma forma evangelística de reavivar sonhos, despertar o potencial dos atendidos e inseri-los no mercado de trabalho”, afirmou.

“Os atendidos vêm de situação de vulnerabilidade. Muitos estão inseridos em áreas de violência, drogadição. Mostrar que é possível sonhar, buscar novas oportunidades é nossa missão e compromisso que nos move”, contou Galetti.

Desde 2006, em São Paulo, a ONG já transformou a vida de mais de 10 mil crianças e jovens por meio de diferentes projetos.

EM AÇÃO

A ONG Sonhar Acordado desenvolve uma série de projetos contínuos e eventos que aproximam voluntários e beneficiados. Um deles é o “Amigos para Sempre”, voltado a crianças de 6 a 12 anos, que busca o fortalecimento de valores humanos por meio de dinâmicas, brincadeiras e momentos educativos, que ao final de cada semestre culminam em um grande encontro de integração.

Já o projeto “Preparando para o Futuro” atende adolescentes e jovens de 13 a 17 anos em situação de vulnerabilidade. A proposta é desenvolver habilidades socioemocionais, incentivar o empreendedorismo, oferecer vivências de valores e preparar os jovens para o mercado de trabalho.

“Queremos que eles sejam protagonistas da própria história, com motivação e autoconhecimento”, destacou Galetti.

O projeto “Sonhando Juntos”, por sua vez, leva esperança a crianças e adolescentes com síndromes, deficiências, doenças crônicas ou em fase terminal. Com o apoio de voluntários capacitados, são realizadas atividades mensais recreativas e educativas, sempre com o objetivo de descobrir e, quando possível, realizar os sonhos dessas crianças. “É um trabalho que renova a fé e a esperança dos atendidos e suas famílias, mesmo em meio às dificuldades”, disse o diretor.

A alfabetização também é incentivada com criatividade e sensibilidade no projeto “Contando um Sonho”, que promove o hábito da leitura e o desenvolvimento da escrita por meio do teatro e da contação de histórias. A cada semestre, as crianças elaboram, com o apoio dos voluntários, um roteiro teatral que é encenado no evento de encerramento chamado “Big Show”.

2 GRANDES EVENTOS

‘Sonhar Acordado’: projeto amplia perspectivas de oportunidades para crianças e jovens - Jornal O São Paulo

Além dos projetos contínuos, dois grandes eventos marcam o calendário anual da ONG. O primeiro é o “Dia dos Sonhos”, que acontece em julho e proporciona uma experiência lúdica e formativa para crianças e pré-adolescentes. Por meio de brincadeiras e oficinas, os valores trabalhados ao longo do semestre são reforçados de forma leve e divertida.

O segundo evento é a “Festa de Natal”, um momento em que os pequenos recebem carinho, atenção e um presente especial das mãos do Papai Noel, além de participarem de oficinas e apresentações artísticas.

O diretor enfatizou que nos eventos realizados são em média 500 crianças e adolescentes atendidos e mais 750 voluntários envolvidos. Já nos projetos contínuos são em média 205 atendidos e 160 voluntários atuando.

SER VOLUNTÁRIO

Para Bruno Galetti, ser voluntário na Sonhar Acordado é muito mais do que doar tempo. “É um doar-se por inteiro. É promover a mudança na vida de crianças e jovens, despertando nelas o potencial de cada uma e proporcionando a inserção no mercado de trabalho. Sobretudo, é ver cada atendido sendo protagonista da sua própria história”, finalizou.

Atualmente, a ONG Sonhar Acordado atua em parceria com a Missão Belém, no Largo do Belenzinho, na zona Leste de São Paulo, além de realizar atendimentos e atividades em comunidades da zona Norte, como no bairro de Santana.

‘Sonhar Acordado’: projeto amplia perspectivas de oportunidades para crianças e jovens - Jornal O São Paulo

CLIQUE E CONHEÇA MAIS SOBRE A ONG SONHAR ACORDADO

Deixe um comentário