Uso indevido de remédio que combate acne pode ser danoso à saúde

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgou um alerta para o uso indevido de remédios com isotretinoína, como o medicamento popularmente vendido com o nome Roacutan, que é recomendado para a redução de acne na pele.

O medicamento está sendo aplicado com o suposto intuito de afinar o nariz e tem ganhado popularidade, mas a SBD alerta que não há qualquer evidência de que o produto tenha esse efeito nos pacientes. Somente no caso de uma doença chamada rinofima, espécie de outra
patologia denominada rosácea, pode ocorrer a redução do nariz como efeito de uma redução das glândulas sebáceas. Contudo, isso não significa que ocorrerá em outras situações.

foto: Shutterstock

Além disso, a aplicação do medicamento sem acompanhamento pode resultar em efeitos adversos, provocando a elevação dos níveis de colesterol no sangue e consequências danosas sobre o fígado. “Essa medicação tem efeito particular em mulheres em idade fértil. Se elas engravidarem usando a medicação, há risco de 30% de o bebê nascer com malformação congênita”, ressalta o médico da SBD, Moysés Lemos. (DG)

(Fonte: Agência Brasil)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários