Vacina que previne a gripe não traz complicações para quadros de COVID-19

Diariamente, O SÃO PAULO publica notícia que alerta sobre fake news relacionadas à atual pandemia

É mentira uma mensagem compartilhada nas redes sociais que afirma que a vacinação contra gripe pode representar complicações em diagnósticos de infecção pelo novo coronavírus.

A informação garante que a vacinação neste período de pandemia pode representar um aumento de 36% em complicações nos pacientes em tratamento de COVID-19.

POR QUE?

Segundo o Ministério da Saúde, não existem pesquisas que comprovem que risco de adoecimento e complicações de COVID-19 relacionados a vacinação para influenza.

Além disso, o artigo mencionado na mensagem é datado no ano de2017, anterior ao surgimento do novo coronavírus em dezembro de 2019.

COMBATE ÀS NOTÍCIAS FALSAS

Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não será um SAC ou serviço para esclarecer dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.

Além disso, o Governo do Estado de São Paulo disponibiliza um canal exclusivo no Telegram de combate notícias falsas sobre coronavírus.

(Com informações de Governo de São Paulo)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários