Mais de 5 milhões de doses de vacinas serão produzidas com o novo lote do Insumo Farmacêutico Ativo
![](https://ik.imagekit.io/osaopaulo/wp-content/uploads/2021/05/Banner-Rotativo_Site4-82a6b94d58938c7f.jpg)
O Instituto Butantan recebe na tarde da terça-feira, 25, o voo que traz 3 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para a produção local de mais 5 milhões de doses de vacinas contra a COVID-19, que serão disponibilizadas em junho ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
A matéria-prima, passará pelos processos de envase, rotulagem, embalagem e por um rígido processo controle de qualidade para que a vacina seja entregue ao PNI. Todo este processo dura, aproximadamente, de 15 a 20 dias.
Em maio, o Butantan chegou à marca de 47,2 milhões de doses entregues ao PNI, cumprindo o primeiro contrato de 46 milhões de doses, firmado em 7 de janeiro com o Ministério da Saúde, e agora trabalha para integralizar as 54 milhões de doses referentes ao segundo contrato, totalizando 100 milhões de vacinas.
Já a Fiocruz retomou na terça-feira a produção para entregar aproximadamente 12 milhões de doses, após o recebimento de mais uma remessa de IFA, no sábado, 22. Com isso, estão asseguradas a produção de vacinas até a terceira semana de junho e entregas ininterruptas até 3 de julho.
Ritmo de vacinação
De acordo com levantamentos de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de Saúde, até às 20h da segunda-feira, 24, um total de 42.539.769 pessoas já receberam a 1a dose da vacina contra a COVID-19, o que representa 20,09% da população brasileira.
Já a 2a dose foi aplicada em 20.935857 pessoas (9,76% da população), num total de mais de 63.475.626 pessoas em todos os estados e no Distrito Federal.
A imunização em São Paulo
Até às 20h da segunda-feira, 24, um total de 10.628.385 pessoas já tinham recebido a 1a dose da vacina contra a COVID-19 no estado de São Paulo. Já a 2a dose foi aplicada em 5.391.770 milhões de pessoas no território paulista.
O estado de São Paulo começou na sexta-feira, 21, a vacinar pessoas de 45 a 49 anos com comorbidades e aquelas com deficiência permanente que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Na capital paulista, a vacinação desses dois grupos começou na quinta-feira, 20.
É necessário apresentar documento de identificação (preferencialmente CPF – Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de condição de risco (exames, receitas, relatório ou prescrição médica), contendo a inscrição do médico no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Já os beneficiários do BPC precisam ter em mãos o comprovante do recebimento do benefício, documento de identificação (preferencialmente CPF), comprovante da deficiência (laudo médico que indique a deficiência; cartão de gratuidade no transporte público indicando a deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência e documento oficial de identidade com a indicação da deficiência).
LISTA DE COMORBIDADES – Insuficiência cardíaca – Cor-pulmonale e hipertensão pulmona – Cardiopatia hipertensiva – Síndrome coronariana – Valvopatias – Miocardiopatias e pericardiopatias – Doença da aorta, dos grandes vasos e fístolas arteriovenosas – Arritmias cardíacas – Cardiopatias congênitas no adulto – Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados – Diabete mellitus – Pneumopatias crônicas graves – Hipertensão arterial resistente – Hipertensão arterial estágio 3 – Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão de órgãos alvos – Doença cerebrovascular – Doença renal crônica – Imunossuprimidos – Anemia falciforme – Obesidade mórbida – Cirrose hepática – HIV |