Como obter as indulgências no Jubileu 2025?

Aberto em 24 de dezembro pelo Papa Francisco, o Jubileu 2025, com o tema “Peregrinos de Esperança” acontecerá durante todo este ano, sendo oportunidade para que os fiéis obtenham a indulgência – a cura e a libertação dos pecados e de outras “dívidas” que pesam sobre as vidas e as almas.

As condições para se obter a indulgência neste Jubileu são:

PEREGRINAÇÕES
Peregrinar aos locais jubilares e cumprir as seguintes condições:
– Confessar-se sacramentalmente antes ou imediatamente após haver cumprido o ato de peregrinação.
– Participar da missa ou realizar uma destas ações: participar da celebração da Palavra de Deus; recitar a Liturgia das Horas; participar de uma celebração penitencial (que termine com as confissões individuais dos penitentes); meditar a Via-Sacra; recitar o Rosário Mariano.
– Rezar a Profissão de Fé (Creio), a Oração do Senhor (Pai-Nosso), a Saudação a Nossa Senhora (Ave-Maria), Glória ao Pai e/ou outras orações pelas intenções do Papa.
 
VISITAS PIEDOSAS
Realizar uma visita piedosa, individualmente ou em grupo, a um dos lugares jubilares e dedicar um período adequado à adoração eucarística e à meditação, concluindo com a recitação do Pai-Nosso, a Profissão de Fé e invocações à Virgem Maria.
 
OBRAS DE MISERICÓRDIA E PENITÊNCIA
Realizar, com espírito devoto e desejo de conversão, alguma das seguintes práticas:
– Obras de misericórdia corporais (dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, acolher os peregrinos, dar assistência aos enfermos, visitar os presos, enterrar os mortos);
– Obras de misericórdia espirituais (aconselhar os indecisos, ensinar os ignorantes, admoestar os pecadores, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar com paciência as pessoas molestas, rezar a Deus pelos vivos e defuntos).
– Participar de Missões populares, exercícios espirituais ou encontros de formação cristã;
– Oferecer atos de penitência, como jejum e abstinência;
– Apoiar obras religiosas e de caridade;
– Envolver-se em outras atividades voluntárias.
 
No caso de impedimentos graves, os fiéis verdadeiramente arrependidos que não possam participar das celebrações, peregrinações ou visitas, poderão obter a indulgência jubilar nas mesmas condições, se recitarem nas suas casas ou onde estiverem o Pai-Nosso, a Profissão de Fé outras orações conformes aos objetivos do Ano Santo, oferecendo os seus sofrimentos ou as dificuldades da sua vida.


Comentários

  1. Estamos comprometidos em estar a serviço de Deus neste Ano Jubilar 2025, aqui no território da Diocese de Campo Limpo e onde Deus chamar e permitir.

    Responder

Deixe um comentário