O que diz a Doutrina da Igreja sobre o suicídio?

O suicídio sempre foi visto pela Igreja como um grave pecado, uma vez que contraria a inclinação natural do ser humano de conservar e perpetuar a própria vida e, consequentemente, viola o quinto mandamento da Lei de Deus (“Não matar”).

Com o desenvolvimento científico a respeito das razões que desencadeiam tal comportamento, a compreensão da Igreja sobre o assunto passou a considerar a complexidade desse tema. Tanto que, em uma declaração sobre a eutanásia, publicada em 1980, a Congregação para a Doutrina da Fé reafirmou que o suicídio é tão inaceitável quanto o homicídio, contudo, reconhece que, “por vezes, como se sabe, intervenham condições psicológicas que podem atenuar ou mesmo suprimir por completo a responsabilidade”.

Também o Catecismo da Igreja Católica, promulgado em 1992, reafirma a gravidade do suicídio e, ao mesmo tempo, reconhece que “perturbações psíquicas graves, a angústia ou o temor grave de uma provação, de um sofrimento, da tortura, são circunstâncias que podem diminuir a responsabilidade do suicida” (CIC, 2282).

O Catecismo enfatiza, ainda, que não se deve perder a esperança da salvação daqueles que se mataram. “Deus pode, por caminhos que só Ele conhece, oferecer-lhes a ocasião de um arrependimento salutar. A Igreja ora pelas pessoas que atentaram contra a própria vida” (CIC, 2283).

guest
12 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Jesse Almeida Ribeiro
Jesse Almeida Ribeiro
1 ano atrás

Tenho parkinson, penso em suicídio todo dia .

Adriano
Adriano
1 ano atrás

Eu Perdi a minha professora, minha amiga, meu porto seguro,… minha mãe, penso muito em suidio… sinto muita falta, saudades, vontade das nossas conversas.

Tenison Pereira da cunha
Tenison Pereira da cunha
10 meses atrás

A vinte anos penso em executar o assunto, não sabia com.
Descobri. Não aguento mais viver.

Maria José da Silva
Maria José da Silva
9 meses atrás

Tenison, que o amor infinito de Deus dê _ lhe a paz interior , que tanto necessitamos. Tudo vai melhorar, acredite! ” Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céu e a terra. Salmos 121: 1 e 2.

Kelfra
Kelfra
8 meses atrás

Pra mim já não faz sentido nenhum viver