O que significa a afirmação ‘Fora da Igreja não há salvação’?

Santa Se Vaticano
Basílica de São Pedro (reprodução da internet)

“Extra ecclesia nula salus” (“Fora da Igreja não há salvação”). Essa afirmação repetida por inúmeros padres da Igreja, muitas vezes, é adotada para enfatizar a separação ao invés da unidade da Igreja. O Catecismo da Igreja Católica (CIC) dedica três parágrafos (846 a 848) para explicar essa expressão, destacando que ela é formulada de maneira positiva, significando que “toda a salvação vem de Cristo-Cabeça por meio da Igreja, que é o seu corpo”. O texto cita, ainda, a constituição dogmática Lumen gentium, do Concílio Vaticano II, para explicar que a “Igreja peregrina na terra, é necessária à salvação”, e que Cristo, “único mediador e caminho da salvação”, confirmou a necessidade desta, “na qual os homens entram pelo Batismo”.

Ao mesmo tempo, o Catecismo ressalta que tal afirmação não é destinada àqueles que, “sem culpa, desconhecem Cristo e sua Igreja” e não para se dirigir àqueles que pertencem a outra tradição religiosa ou a cristãos que não estão em plena comunhão com a Igreja Católica. 

Ao citar o decreto conciliar Ad Gentes, o Catecismo salienta que aqueles que “sem culpa ignoram o Evangelho de Cristo e sua Igreja, mas buscam a Deus com o coração sincero e tentam, sob o influxo da graça, cumprir por obras a sua vontade conhecida por meio do ditame da consciência, podem conseguir a salvação eterna”. Por outro lado, o documento enfatiza que, mesmo assim, “cabe à Igreja o dever e também o direito sagrado de evangelizar todos os homens”.

LEIA TAMBÉM:
Qual é a origem da Igreja Católica?

Unidade 

Portanto, tal frase se destina àqueles que, conhecendo a fé no Cristo por meio da Igreja, renegam-na, seja pela apostasia, seja pela heresia. Essa afirmação foi feita pela primeira vez no século III, pelo Bispo Cipriano de Cartago, em seu tratado sobre a unidade da Igreja, em uma época em que os cristãos se debruçavam sobre a chamada polêmica dos lapsi (“lapsos” ou “caídos”). Eram assim chamados aqueles que rompiam com a fé por causa da perseguição e, diante de ameaças do Império, não apenas renunciavam à fé cristã como delatavam seus irmãos de comunidade.

Pintura de Jesus Bom Pastor, na Catacumba de Priscilla, em Roma

Havia uma doutrina que consentia aos bispos reconciliar os apóstatas arrependidos após adequada penitência. Porém, não existia um consenso para o caso específico dos lapsi. Essa polêmica teve como consequência dois Cismas: de um lado, o dos laxistas, que defendiam a readmissão dos apóstatas indistintamente, sem um caminho penitencial; do outro, os rigoristas, que consideravam que os lapsi não deveriam ser readmitidos de forma alguma.

Cipriano, então, exorta os fiéis a não abandonarem o único rebanho de Cristo para seguir aqueles que deste se separaram, criando comunidades próprias, e afirma ser neste único rebanho, a Igreja, que está a vida do Espírito e sua unidade, fundada no Cristo e expressa na comunhão dos e com os apóstolos, sendo os bispos os que zelam por essa unidade. “Como ninguém pode se salvar fora da arca de Noé, assim ninguém se salva fora da Igreja”, escreve o Bispo de Cartago, ressaltando que a única forma de aqueles que renegaram a fé serem salvos é sendo acolhidos novamente na Igreja que os gerou para Cristo.

6 comentários em “O que significa a afirmação ‘Fora da Igreja não há salvação’?”

  1. Eu desejaria saber, existe uma dúvida em mim:
    Onde está escrito, O que a afirmação:
    Fora da Igreja não há salvação.
    Pergunto?:
    Fora da Igreja como está escrito, quer dizer fora da Igreja Católica ???

    Responder
    • A única missão foi dado a Pedro e não a Lutero, e nem tudo está escrito na bíblia.
      Se a bíblia foi escrita pela inspiração do espírito santo, então o espírito santo deixou de inpira a igreja? Obviamente que não.
      E a igreja terá que dá continuidade na bíblia com tudo que o espírito santo inpira ??
      Obviamente que não.
      E se o próprio Cristo falou a Pedro que tudo que ligares a na terra será ligada no céu, e o que desligarem na terra será desligada no céu. Foi a Pedro primeiro papa da igreja e até hj matem a mesma promessa ao seus sucessores.
      Então meu amado se o espírito santo inspira a igreja terá com certeza sua altoridade tanto na terra quanto no céu e não tem por que está na sua Bíblia. Foi dado a missão a igreja e você não tem que acha nada.

    • O mesmo Pedro que Jesus falou que e a rocha , que você considera seu papa , o mesmo Jesus no mesmo texto adiante repreende ele dizendo ” arremate de mim satanás” você é para mim pedra de tropeço . Então abra seus olhos , peça pra Deus tirar as escamas de teus olhos , a igreja católica é um ceita que faz todo oposto que está na bíblia , o ESPIRITO SANTO ainda age ? Claro que sim , mas jamais vai se contradizer da palavra de Deus ou seja a bíblia

    • “Fora da Igreja não há salvação.” Verdade! Mas qual Igreja?!
      No Concílio de Florença em 1442 diz que “’nenhum dos que estão fora da igreja católica, não só os pagãos’… poderá chegar a vida eterna.”
      É correto dizer que não há salvação fora da Igreja, mas a Igreja é formada por todos os que se rendem ao Evangelho de Cristo e depositam nele a sua confiança e esperança de salvação.
      Fora da Igreja INVISÍVEL de Cristo não há salvação.
      Diferentemente dos protestantes, que não individualizam a Salvação, os católicos romanos creem que tem que estar debaixo da autoridade papal para ser salvo!
      “Por isso, ninguém será salvo se, sabendo que a Igreja foi divinamente instituída por Cristo, todavia não aceita submeter-se à Igreja ou recusa obediência ao Romano Pontífice, vigário de Cristo na terra.” (IV Concílio do Latrão, Cap. 1. A fé católica, 11-30 de novembro de 1215)
      Qual o problema com essa declaração do Concílio?
      O problema é a ideia de que o Papa é inerrante e que devemos obediência cega a ele.
      Enquanto os protestantes se preocupam (ou deviam) com Doutrina Bíblica e em colocar tudo à luz das Escrituras (Sola Scriptura), a obediência ao Romano Pontífice, imaginando que ele segue as Escrituras inerrantemente é perigosa, pois o católico romano precisa continuar obedecendo a Santa Sé sem protestar, correndo o risco de ser considerado um herege por se levantar contra o Papa.
      Então a salvação não está em Deus e sua obra, mas na igreja!? Na instituição!? De forma alguma. A igreja de Cristo não é Romana, ela está espalhada por toda a Terra e é invisível e formada por todos que creem em Jesus e sua obra salvífica na cruz.
      (isso não é licença para deixar de congregar Hb 10:25)

  2. Sim, fora da Igreja Católica, a Igreja católica faz parte do corpo místico de Cristo, santos, anjos e todos nós.
    Alguém de outra denominação pode se salvar também? Sim, se tiver sido batizado e crer em Cristo e por ignorância não reconhecer a Igreja Católica como a Igreja de Cristo, pode sim se salvar também, então se ele for salvo continuará fazendo parte do corpo místico de Cristo, onde também esta a Igreja de Cristo, mesmo que hoje não tenha consciência disso, vai ser salvo automaticamente dentro da igreja católica, por isso que a Igreja diz só há salvação dentro da igreja católica.

    Responder
    • Jesus Cristo nunca disse isso, se for só a Ig católica que vai ser salva; então os que não são da Igreja católica vão todos para o inferno?
      A Palavra de Deus em João 12:44-50 e Isaias42:8 Nos adverte que quem negar ou dividir o nome de Jesus Cristo ou sua honra ou sua glória com outros nomes ou imagens de esculturas, Deus em Cristo Jesus o negará e assim ele NÂO vai ser salvo. A Sua Palavra que vai nos julgar.
      Como pode os líderes da Igreja católica passar na frente da Palavra de Deus ou mudando os designos da Palavra de Deus ensinando outra doutrina (Mc 7:6-8), e colocando outro mediaror(a) ou outra advogada no lugaro ou igual a Jesus?
      E como fica a Soberania de Deus?
      Em Rm 8:20,21 Deus pergunta para os líderes catolicos; Quem és tu , ó homem para discutires com Deus? Pode o ser humano perguntar a quem o fez; por que foi criado assim?
      Deus deixou a Sua palavra para seguirmos e não as ditas tradições ou as palavras que Jesus Cristo nunca disse.

Deixe um comentário