Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

A adoração ao Santíssimo pode ocorrer sem a presença do padre? 

O Celso Braz, do Jabaquara, enviou-me a seguinte dúvida: “Padre Cido, a assembleia de fiéis pode fazer adoração ao Santíssimo Sacramento sem a presença do sacerdote?” 

Meu irmão, a assembleia pode fazer adoração ao Santíssimo Sacramento sem a presença do padre, desde que um diácono ou um ministro extraordinário da Sagrada Comunhão faça a exposição do Santíssimo e conduza aquela adoração. 

E é muito simples entender isso. Pense comigo: se um leigo elevado a ministro extraordinário da Sagrada Comunhão pode buscar as sagradas espécies no sacrário e distribuir a comunhão para seus irmãos da comunidade com ou sem a presença do padre, por que não poderia, orientado pelo pároco ou vigário paroquial, expor o Santíssimo Sacramento e conduzir a adoração? 

Porém, algo importante: quem conduz a adoração deve ser uma pessoa de profunda confiança do pároco, ou seja, muito respeitada na comunidade, além de fazer isso com muita fé, devoção e profundo amor aos irmãos de comunidade. Aproveito para lembrar, também, que os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão não devem achar que estão acima dos demais fiéis. Eles foram escolhidos pela comunidade para, no meio dela, exercer um serviço aos irmãos e não um serviço a si mesmo. Estão lá para servir e não para serem servidos. Fique com Deus, Celso, e que Ele abençoe você e toda a sua família. 

Deixe um comentário