A Igreja não deveria proibir cenas de casamento em novelas?

Juraci, de Guarulhos (SP), envia a seguinte pergunta: “Por que a Igreja não proíbe as novelas de fazerem cenas de casamento?”.

A resposta é muito simples, Juraci. Embora possamos criticar a visão muitas vezes distante da moral cristã, outras vezes profundamente desrespeitosas à dignidade da família, as novelas veem o casamento na Igreja com uma certa seriedade. Por isso, o casamento na Igreja acontece em muitas novelas para afirmar o amor de um casal.

E, como nas novelas gestos e palavras da celebração católica do Matrimônio são mostrados, eu não vejo grandes problemas porque quem assiste a novelas sabe que ali está sendo encenado um casamento e não se trata de um verdadeiro Matrimônio, mas apenas o uso de ritual para se contar uma história.

Eu entendo também, Juraci, que o que precisamos ter é uma chave de leitura que nos ajude a “ler” as novelas como novelas e não como realidade.Além disso, Juraci, a censura à imprensa e aos espetáculos não faz bem ao País. Já vivemos isso nos tempos da ditadura, e a Igreja foi vítima de tentativas do uso da mordaça. Cabe a nós, cristãos, repito, aprender a ler e assistir com senso crítico. A censura mais correta nós é que devemos fazer, usando nossa sensibilidade e nossa visão ao que nos expomos diante das mensagens que nos apresentam. À Igreja cabe a missão de nos dar os critérios para a escolha do que devemos assistir. Fique com Deus, Juraci.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários