Alegrias celebradas e esperanças vindouras

O ano de 2024 começou com muitas expectativas e repleto de eventos a serem celebrados. Aguardávamos cada momento, para lembrar e dar vida aos acontecimentos que foram significativos no passado, e que deveriam ser revisitados, ganhando uma nova vitalidade nos dias atuais.

Lembramo-nos, de modo especial, do centenário da presença da Irmãs Religiosas Scalabrinianas, em Monte Alto (SP). Depois de um tempo de espera e preparação adequadas, foi celebrada a missa, na Basílica do Senhor Bom Jesus, marcando um momento de recordação e novas perspectivas, para a Congregação e para a cidade paulista. 

Outro momento, de forte emoção foi a lembrança dos 75 anos da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. A Faculdade de Teologia na cidade de São Paulo tem mostrado sua dinamicidade e envolvimento com a megalópole. A Teologia vem ao largo preparando pessoas capacitadas para o diálogo e o compromisso com o saber teológico e os demais saberes.

Esses e outros acontecimentos marcaram o ano de 2024. Com alegria, celebramos os jubileus e festas que deram confiança e coragem para seguirmos sempre em frente, anunciando, destemidamente, o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

O ano de 2025 está chegando. Novos acontecimentos virão e devem ser celebrados com efusão e dinamismo. As esperanças vindouras estão renovadas. Comprometidos com o melhor, e sempre na confiança em Deus, queremos lembrar e marcar presença às novas efemérides.

Em 2025, a Igreja em São Paulo celebrará os 280 anos (1745-2025) da instalação da Diocese. Quantas maravilhas realizadas durante esse vastíssimo período de evangelização e presença marcante entre os habitantes desta terra. Lembrando a fundação da cidade, em 1554, passando pela ereção canônica da Paróquia, em 1591, a criação da Diocese, em 1745, e a elevação à Arquidiocese, em 1908. Tempo de benesses e momento de celebração.

A Igreja lembrará e celebrará os 1.700 anos do primeiro Concílio Ecumênico, ocorrido em Niceia, em 325. Tempos difíceis para a Esposa de Cristo, que passava pela heresia formulada por Ário. O presbítero da Igreja de Alexandria dizia que Jesus era a mais perfeita criatura, mas negava a sua divindade. Os padres conciliares afirmaram e definiram a divindade e a humanidade na pessoa de Cristo Jesus. Precisamos conhecer e seguir Cristo Jesus, e, continuamente, necessitamos combater as heresias, para o bem da Igreja e da segura evangelização.

Portanto, celebradas com alegria, as festividades em 2024, sejamos munidos de renovadas esperanças, em 2025, para que os tempos vindouros sejam portadores de bênçãos e graças, para a Igreja e a sociedade.

Comentários

  1. Padre Ulisses obrigada por ser tão acolhedor e amável com sua assembleia! Esse ano de 2024 como o Sr. sabe foi um ano cheio de desafios e também de alegrias para a minha família e o Sr. esteve presente em todos eles nos dando apoio e renovando nossa fé em Cristo Jesus, que é e sempre será o centro de nossas vidas. Deus abençoe o seu ministério e te dê sabedoria para lidar com as adversidades que possam surgir! Abraços da família Meca! Conte sempre conosco!

    Responder
  2. Querido padre Ulisses
    Sou seu seguidor e fã .
    Talvez não se recorde mas eu e minha esposa estamos sempre na missa das 11:30 da Capela Sion.
    Após a comunhão ficamos na frente no aguardo da benção e seu comprimento.
    Vamos sentir sua falta.
    Realmente é uma pena.
    Mas a vida e a carreira segue.
    Sou advogado formado pela PUC desde 85 e tb fui professor da rede pública estadual e municipal mas desisti de ambas em pró da advocacia.
    Minha mulher tb é professora e agora aposentada.
    Bem é isso.
    Felicidades e alegrias
    Dê notícias.
    Bom ano
    Paz e Bem
    Saúde
    Abçs

    Responder
  3. Padre Ulisses,feliz e a abençoado 2025.
    Queríamos saber em que Paróquia o senhor está. ,sentimos muito quando o senhor nem celebrou a Eucaristia no Sion.
    Gostamos demais da sua celebração.
    Obrigada.
    Eder e Maria.

    Responder
  4. Excelente matéria
    De maneira sucinta o padre Ulisses mostrou a formação e a consolidação da igreja católica em São Paulo
    E ainda das irmãs de Monte Altoas
    Parabéns por esse artigo Padre Ulisses

    Responder

Deixe um comentário