A jubilar Faculdade de Teologia: testemunho na cidade

Inserida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a jubilar Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção está celebrando as suas efemérides, completando, em 2024, os seus 75 anos de existência, presença e atuação na cidade e na Arquidiocese de São Paulo. Segue de perto as orientações do Magistério … Leia mais

Encarnação do Verbo: sem acepção de pessoas

Os textos bíblicos nos mostram o nascimento de Jesus Cristo e as pessoas que estavam naquele momento importantíssimo para toda a humanidade. “Naqueles dias, apareceu um edito de César Augusto, ordenando o recenseamento de todo o mundo habitado. Esse recenseamento foi o primeiro enquanto Quirino era governador da Síria. E … Leia mais

A Teologia da encarnação em São Francisco de Assis

A Campanha da Fraternidade de 2023 aprofundou o tema “Fraternida­de e Fome”. Impeliu-nos a nos debru­çarmos sobre o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Vi­vemos a experiência do respeito e da boa convivência humana, e sentimo­-nos todos irmanados para produzir­mos bons frutos, no hoje e em todos os … Leia mais

Professor da PUC-SP leva universitários para atividades extensionistas no Colégio Sion

As atividades extensionistas complementam a formação integral e humana do estudante de qualquer área do saber. Somando às aulas teóricas, nos campi das Universidades, as atividades extensionistas buscam mostrar para os estudantes a pluralidade da sociedade em que estamos inseridos, sugerindo projetos de extensão, para o bem comum. Em 30 … Leia mais
beata assunta

História de um centenário: Beata Assunta Marchetti

Aprendemos desde cedo em família e depois com os nossos catequistas que Deus é fiel. Na vida da comunidade eclesial, ficamos sabendo que a Palavra de Deus é imutável. A beleza dessa mensagem salutar, desde a mais tenra idade, recebemos por meio da evangelização transmitida pelo bispo, pelo presbítero e … Leia mais

Igreja em missão: a eclesiologia do Papa Francisco

O Evangelho foi primeiro proclamado por Jesus, na Palestina do século I, periferia do Império Romano. A proposta do Papa Francisco é anunciá-lo às periferias geográficas e existenciais do mundo de hoje. Ao longo o seu magistério, não tem dito tantas coisas novas, mas tem apresentado as palavras eternas de … Leia mais

Jesus Cristo e o Cristianismo nascente

“Jesus percorria todas as cidades e povoados ensinando em suas sinagogas e pregando o Evangelho do Reino” (Mt 9,35). Assim afirmamos que o Cristianismo primitivo nasceu com Jesus Cristo e o anúncio da Boa Nova. “Chamou os doze discípulos e deu-lhes autoridade de expulsar os espíritos imundos e de curar … Leia mais

O Cristianismo primitivo: presença e organicidade

“Dia após dia, unânimes, mostravam-se assíduos no Templo e partiam o pão pelas casas, tomando o alimento com alegria e simplicidade de coração” (At 2, 46). A presença da Igreja se manifestava em todos os lugares e para todas as pessoas. Os Apóstolos pregavam no Templo e nas casas. Pregavam … Leia mais

O jubileu do Papa Francisco

Cristo Jesus edificou sua Igreja e a impeliu para que estivesse em todas as partes do mundo e anunciasse seu Evangelho a todas as gentes e culturas. Indicou aos seus Apóstolos que comunicassem o Evangelho da Vida a todos, batizando-os em nome da Trindade Santa, para que participassem do Reino … Leia mais