Professor da PUC-SP leva universitários para atividades extensionistas no Colégio Sion

As atividades extensionistas complementam a formação integral e humana do estudante de qualquer área do saber. Somando às aulas teóricas, nos campi das Universidades, as atividades extensionistas buscam mostrar para os estudantes a pluralidade da sociedade em que estamos inseridos, sugerindo projetos de extensão, para o bem comum.

Foto: Arquivo pessoal

Em 30 de setembro, o Prof. Dr Padre José Ulisses Leva, da PUC-SP, foi com os estudantes de suas seis turmas ao Colégio Sion (Avenida Higienópolis, 983) para um evento das atividades extensionistas. Participaram 33 estudantes e 12 convidados. “Ligando o meu Projeto de Pesquisa: Diálogo entre a Igreja e Sociedade, o Evento foi chamado: A realidade social brasileira: como transformá-la?”, explica o professor.

Os estudantes eram das Faculdades de Teologia, Direito (duas turmas), Economia, Relações Internacionais e Psicologia. Foram convidados profissionais das várias áreas do conhecimento. Primeiramente, os estudantes falaram das suas preocupações e esperanças para o futuro; indagaram sobre o significado das atividades extensionistas na PUC-SP; e, almejavam resultados para as suas realizações nas diversas profissões no mundo hodierno.

“Tivemos a participação de uma estudante do Direito, Rebeca Melo Santana, 3º Semestre, que está atuando junto aos migrantes e refugiados, com uma proposta de Projeto de Extensão.  Esteve presente, também, o estudante de Teologia, Valmir Ferreira da Silva, 4º Semestre, que está começando sua Iniciação Científica 2023/2024, com o Tema – A unidade da Igreja em Santo Tomás de Aquino: Desdobramentos no Magistério do Papa Francisco”, detalhou Padre Ulisses.

Depois de ouvirem os estudantes que estão nos Créditos Teológicos, 2º Semestre, e dos estudantes, Rebeca e Valmir, os convidados para o Evento, por áreas específicas, propuseram uma dinâmica para possíveis Projetos de Extensão. Discorreram sobre suas vidas profissionais e indicaram vários ambientes, para que os estudantes os conhecessem e se encantassem, como perspectiva de atitudes propositivas.

Falaram, ainda, o casal Ana Cláudia e Rodrigo Scalquette, pelo Direito; Irmã Shirley, Scalabriniana, e Wellington, pela Teologia; Rodrigo Mauro, pela Economia, Telva de Toledo Barros, pelas Relações Internacionais; e, finalmente, Maria Cristina Zanni, pela Psicologia.

“Retomaremos nossas conversações, nas aulas presenciais, nos campi Ipiranga e Monte Alegre, para as referidas turmas de estudantes. Serão momentos complementares para o encaminhamento do Projeto de Extensão ou quantos Projetos forem possíveis. Sendo assim, a PUC-SP, coloca-se inserida dentro da proposta da Educação Universitária: Ensino, Pesquisa e Extensão, comprometida na Sociedade, com uma dinâmica de Educação transformadora”, conclui o professor.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários