Cinema: a Guerra dos Cristeros

“For Greater Glory – The True Story of Cristiada”, também conhecido por Cristiada, é um excelente filme sobre a Guerra dos Cristeros, ocorrida na década de 1920 no México.

Para compreender o contexto em que se passa o filme, vale recordar alguns dados históricos. Apesar da força de Nossa Senhora de Guadalupe e da profunda raiz cristã do povo mexicano, a história do México é marcada por inúmeras tentativas de grupos ateus e maçônicos de acabar com a religião no País.

Essas forças foram e são muito influentes na política e, apesar da crença da população, por vezes conseguiram se impor. Há quem diga, inclusive, que tamanha foi e é a perseguição à Igreja no México que a religião desse povo somente se explica pela distribuição extraordinária de graças que Deus realiza por meio da Virgem de Guadalupe.

A Constituição Mexicana de 1917 possuía vários dispositivos anticlericais. A aplicação estrita desses dispositivos pelo presidente Plutarco Elías Calles, alguns anos após a promulgação da Constituição, deu origem a uma rebelião por parte da população.

O presidente estava decidido a erradicar a Igreja Católica do México. Em vista disso, alguns mexicanos decidiram embrenhar-se na luta armada para preservar a liberdade religiosa, dando origem à Guerra dos Cristeros. O nome Cristeros está ligado à frase sempre pronunciada pelos rebeldes combatentes: “viva Cristo Rei!”

Foram muitos os mártires mexicanos do período, inclusive o jovem José Luís Sánchez del Río, canonizado em 2016 pelo Papa Francisco e retratado neste filme.

“For Greater Glory” é um filme excelente, que realmente vale a pena assistir, tanto que decidimos recomendar mesmo sabendo que ele não foi comercializado em DVD no Brasil. Os canais de streaming, pelo menos os vários que verificamos, não oferecem a opção de compra ou aluguel desse filme. Por isso, é preciso buscar outros meios para assistir. Se descobrirmos algum canal conveniente, avisaremos nos próximos textos. E, caso alguém tenha condições de trazer esse filme para o Brasil, saiba que estaria fazendo um ótimo apostolado.

O filme oferece uma boa diversão, que vem junto com uma aula de história e uma boa dose de encorajamento à fé. O exemplo do jovem José se destaca, mas o filme também retrata outras figuras heroicas, como a de um já idoso sacerdote. Vale lembrar que o século XX está repleto de martírios de sacerdotes, assassinados às centenas e até aos milhares (basta pensar na Guerra Civil Espanhola) em vários países.

“For Greater Glory” foi filmado em 2012, a direção é de Dean Wright e o grupo Dos Corazones foi responsável pela produção.

Já que talvez vários tenham dificuldade para assistir o filme e aproveitando a pequena sequência de filmes pela vida, deixamos um link para um curta-metragem produzido em 2011 por Alonso Alvarez Barreda. Só encontramos com legendas em inglês, mas, mesmo quem não seguir bem as legendas, provavelmente entenderá a mensagem. Trata-se de um bom curta. Assista até o fim!

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Curso de Mosaico
Curso de Mosaico
3 anos atrás

Sou a Bruna de Souza, e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.