Confira nossa versão impressa

Cinema: a Guerra dos Cristeros

Cinema: a Guerra dos Cristeros
Cena do filme Cristiada (Reprodução da internet)

“For Greater Glory – The True Story of Cristiada”, também conhecido por Cristiada, é um excelente filme sobre a Guerra dos Cristeros, ocorrida na década de 1920 no México.

Para compreender o contexto em que se passa o filme, vale recordar alguns dados históricos. Apesar da força de Nossa Senhora de Guadalupe e da profunda raiz cristã do povo mexicano, a história do México é marcada por inúmeras tentativas de grupos ateus e maçônicos de acabar com a religião no País.

Essas forças foram e são muito influentes na política e, apesar da crença da população, por vezes conseguiram se impor. Há quem diga, inclusive, que tamanha foi e é a perseguição à Igreja no México que a religião desse povo somente se explica pela distribuição extraordinária de graças que Deus realiza por meio da Virgem de Guadalupe.

A Constituição Mexicana de 1917 possuía vários dispositivos anticlericais. A aplicação estrita desses dispositivos pelo presidente Plutarco Elías Calles, alguns anos após a promulgação da Constituição, deu origem a uma rebelião por parte da população.

O presidente estava decidido a erradicar a Igreja Católica do México. Em vista disso, alguns mexicanos decidiram embrenhar-se na luta armada para preservar a liberdade religiosa, dando origem à Guerra dos Cristeros. O nome Cristeros está ligado à frase sempre pronunciada pelos rebeldes combatentes: “viva Cristo Rei!”

Foram muitos os mártires mexicanos do período, inclusive o jovem José Luís Sánchez del Río, canonizado em 2016 pelo Papa Francisco e retratado neste filme.

“For Greater Glory” é um filme excelente, que realmente vale a pena assistir, tanto que decidimos recomendar mesmo sabendo que ele não foi comercializado em DVD no Brasil. Os canais de streaming, pelo menos os vários que verificamos, não oferecem a opção de compra ou aluguel desse filme. Por isso, é preciso buscar outros meios para assistir. Se descobrirmos algum canal conveniente, avisaremos nos próximos textos. E, caso alguém tenha condições de trazer esse filme para o Brasil, saiba que estaria fazendo um ótimo apostolado.

O filme oferece uma boa diversão, que vem junto com uma aula de história e uma boa dose de encorajamento à fé. O exemplo do jovem José se destaca, mas o filme também retrata outras figuras heroicas, como a de um já idoso sacerdote. Vale lembrar que o século XX está repleto de martírios de sacerdotes, assassinados às centenas e até aos milhares (basta pensar na Guerra Civil Espanhola) em vários países.

“For Greater Glory” foi filmado em 2012, a direção é de Dean Wright e o grupo Dos Corazones foi responsável pela produção.

Já que talvez vários tenham dificuldade para assistir o filme e aproveitando a pequena sequência de filmes pela vida, deixamos um link para um curta-metragem produzido em 2011 por Alonso Alvarez Barreda. Só encontramos com legendas em inglês, mas, mesmo quem não seguir bem as legendas, provavelmente entenderá a mensagem. Trata-se de um bom curta. Assista até o fim!

Colunas relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Colunas

Padre Vitor Bertoli: uma vida dedicada à caridade e à promoção humana

No cruzamento da Avenida Rebouças com a Rua Henrique Schaumann e a Avenida Brasil, encontra-se a Igreja Senhor Bom Jesus dos Passos, na Praça...

Católicos coreanos abrem jubileu dos 200 anos do nascimento de São Kim Degun

Na manhã deste domingo, 29, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu uma missa na matriz da Paróquia Pessoal Coreana São...

Como denunciar as fake news e outras irregularidades nas Eleições 2020?

Em sites específicos e até pelas redes sociais é possível ajudar a combater a desinformação neste dia de eleições Neste dia de eleição, eleitores que...

Eleitores de 57 cidades voltam às urnas neste domingo em todo o país

Na capital paulista, a disputa será entre Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL). Votação acontece até às 17h

Projeto Janelas CASACOR: beleza, sustentabilidade e responsabilidade social

Vitrines estão espalhadas por 13 bairros de São Paulo, sendo quatro delas em comunidades, com uma exposição inclusiva, gratuita, segura

Newsletter