Como são escolhidas as pessoas para Ministro Extraordinário da Eucaristia?

Essa pergunta foi enviada pelo Nilso Nepomuceno, da Vila Mariana. Ser Ministro da Eucaristia ou Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, Nilso, é um serviço confiado a homens e mulheres leigos. Eles prestam essa colaboração, em nossas comunidades, ajudando quando há uma quantidade muito grande de comunhões a serem distribuídas. Também levam Jesus sacramentado aos idosos e enfermos que estão em casa ou nos hospitais.

Na Arquidiocese de São Paulo, cada comunidade se reúne com seu pároco e decide quem possui condições para este ministério. Os critérios são a vida pessoal, familiar e cristã do candidato, seu compromisso com Cristo e com os irmãos na fé. E é bom que o tempo de ministério não passe de dois ou três anos, no máximo, para que outros tenham a oportunidade de servir à comunidade. É bom que eles também passem por um tempo de preparação, aprofundando a doutrina sobre o Santíssimo Sacramento. Não basta ser chamado: é preciso ser qualificado, e iniciar o serviço com uma linda celebração.

É claro, nem precisava dizer isso, mas eu digo: é preciso que os ministros tratem bem o povo de Deus, não se sintam empoderados e “os tais” diante da comunidade. Não há coisa mais triste e menos cristã do que humilhar publicamente um irmão ou irmã na fé.

Como você vê, meu irmão, os critérios e orientações são muitos. Em nossa Igreja em São Paulo, há um encontro solene dos ministros, no qual eles recebem o mandato ou o envio solene do arcebispo ou do bispo de cada região episcopal.

Eu concluo lembrando que o Ministro Extraordinário da Eucaristia deve colocar muito amor e respeito no exercício de seu ministério. Nunca se esqueça de que está distribuindo Jesus, o Pão da Vida, aos irmãos. Que eles comunguem o Cristo de suas mãos e vejam o Cristo presente em suas palavras, gestos e atitudes. Espero ter respondido à sua pergunta. Fique com Deus!

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Assine nossa Newsletter